Antigo edifício d’ Os Reguilas vai dar lugar a uma Creche e a um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão. Obras já arrancaram
A partir de 2026, a Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, já deverá ter a funcionar uma Creche e um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) em Santo António da Charneca. As obras de reabilitação do edifício que vai acolher as duas novas valências – local onde até 2017 funcionou a instituição “Os Reguilas”, na Cidade Sol – arrancaram no passado dia 18.
A empreitada vai estar a cargo da empresa “New Forstop” e o projecto permitirá dar resposta a “60 crianças”, na valência de Creche, e a “50 utentes com deficiência”, no âmbito do CACI, disse Rute Pires, presidente da Rumo, em declarações registadas em vídeo pela Câmara Municipal do Barreiro, durante a cerimónia que assinalou o início oficial dos trabalhos.
Segundo a autarquia, o projecto beneficia de um apoio financeiro de pouco mais de 1 milhão e 217 mil euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência. “Foram aprovadas duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – que possibilitaram o lançamento da empreitada –, o que perfaz um financiamento público de 1.217.027,00€ apenas para a remodelação.”
Um apoio que Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, também destacou, enquanto factor determinante para a execução da reabilitação do imóvel, onde vão nascer as duas valências, ao mesmo tempo que enalteceu o desempenho da cooperativa no processo.
“A Rumo, com um trabalho extraordinário que tem feito, especialmente para esta obra, conseguiu apresentar um projecto – obviamente com o apoio da Câmara e o apoio muito importante da Segurança Social e de uma série de outras entidades – para irmos tentar uma coisa que parecia impossível e que era a candidatura ao PRR para reabilitar tudo isto”, lembrou o autarca, no mesmo vídeo do município. “Facto é que se conseguiu fazer do impossível… possível. E hoje [18 de Março] estamos aqui a assinalar o arranque da obra, num equipamento que estava devoluto”, adiantou.
O líder do executivo municipal salientou ainda a dimensão do investimento e a importância destas duas futuras respostas da Rumo. “Vai ter um impacto muito importante para toda esta comunidade da Cidade Sol, em Santo António. Estamos a falar de um investimento de mais de 1 milhão de euros, para ter não só a valência de Creche como também de CACI, que é uma parte muito importante para a nossa juventude. Agora, é fazer a obra, depois abrir portas e servir a comunidade”, disse.
O edifício que vai albergar as novas valências foi cedido pelo município à Rumo, através da celebração de um contrato de comodato.
A Rumo tem por missão a inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem.