23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Projecto da S.ENERGIA apoia mais de uma centena no Barreiro e já está na Moita

Projecto da S.ENERGIA apoia mais de uma centena no Barreiro e já está na Moita

Projecto da S.ENERGIA apoia mais de uma centena no Barreiro e já está na Moita

Serviço gratuito funciona num contentor móvel e ensina a melhorar conforto térmico e eficiência energética nas habitações

Chama-se “Ponto de Transição + Próximo” e visa apoiar todos aqueles que estejam interessados em melhorar o conforto térmico e a eficiência energética nas suas habitações. O projecto tem vindo a ser implementado pela S.ENERGIA e cumpriu a sua passagem pelo Barreiro (entre 15 de Janeiro e 1 de Março) com mais de uma centena de atendimentos, seguindo para a Moita.

“Na sua bem-sucedida passagem pelo município do Barreiro, o ‘Ponto de Transição + Próximo’ recebeu 140 visitantes, dos quais 104 solicitaram visita domiciliária para avaliação energética da sua habitação, tendo recebido recomendações específicas para as suas casas”, anunciou a S.ENERGIA, em comunicado.

- PUB -

Citado no mesmo documento, Rui Pereira, vereador na Câmara Municipal do Barreiro e vice-presidente do Conselho de Administração da S.ENERGIA, detalha que a iniciativa neste concelho permitiu identificar “cerca de 40 potenciais beneficiários ao ‘Programa de Vale Eficiência’ (2.ªfase)”. Um número que, considera, é “bastante significativo sobre a eficácia deste serviço de aconselhamento à população”, o qual vem assim “contribuir para a mitigação do desconforto térmico e melhoria da eficiência energética das habitações” no concelho barreirense.

Financiado pelo “Energy Poverty Advisory Hub” (EPAH), o projecto, faz notar a S.ENERGIA, “funciona num contentor marítimo reutilizado”, no qual é prestado “aconselhamento gratuito sobre facturas de electricidade e gás, avaliações energéticas às habitações para identificação de oportunidades de melhoria”, além de ser fornecida “informação sobre financiamento público para a renovação energética das habitações”, a par de “apoio ao preenchimento de candidaturas, tanto presencialmente, como através de contacto telefónico”, de forma a proporcionar “uma acessibilidade alargada”.

Depois da passagem pelo Barreiro, o “Ponto de Transição + Próximo” mudou-se para o concelho da Moita, onde se encontra a funcionar, desde o passado dia 5, na Estrada Nacional 11-1, junto à entrada da Estação Ferroviária da CP na Baixa da Banheira. Porém, continua acessível “através de contacto telefónico (961236408) e correio electrónico (contacto-senergia@ponto-de-transicao.pt), para todos os munícipes da área de intervenção da S.ENERGIA”, lembra a agência.

- PUB -

Após cumprida a passagem pela Moita, segue-se o Montijo. A chegada do projecto à cidade montijense está prevista para a segunda quinzena de Abril e o contentor ficará instalado na Praça da República. Por último, seguir-se-á Alcochete, em Junho.

O modelo utilizado neste projecto, assim como os resultados já alcançados, foram conhecidos por Kristina Eisfield, coordenadora da iniciativa pelo EPAH, na sequência de uma visita realizada pela responsável no dia 2 de Fevereiro ao Barreiro.

Até ao próximo mês de Julho, o “Ponto de Transição + Próximo” continua a ser implementado pela S.ENERGIA, juntamente com os municípios da sua área de intervenção (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo) e a Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -