Sócios distinguidos na sessão solene. Segue-se evento desportivo no dia 25, que tem confirmada uma centena de participantes
O Luso Futebol Clube assinalou no passado sábado 105 anos de existência, com uma sessão solene que juntou associados, simpatizantes e autarcas. E no âmbito das comemorações do aniversário prepara-se agora para levar a efeito o 1.º torneio “Vólei da Liberdade”, a ter lugar ao longo do dia 25 de Abril.
“Vai ser com o espírito da Revolução de Abril e com o pensamento em quem lutou pela Liberdade que o pavilhão sede do Luso FC vai acolher o 1.° torneio de Vólei da Liberdade”, salienta, em nota de Imprensa, a direcção do emblema, presidida por João Latas.
E as expectativas são elevadas, até porque o número de participantes deverá atingir uma dimensão significativa, tendo em conta as presenças já confirmadas. “No dia 25 de Abril, espera-se uma centena de atletas femininos e masculinos, entre equipas de formação e equipas de seniores, no Pavilhão Luís da Cruz Júnior (Tachinho)”.
Segundo os responsáveis do clube, estão já confirmadas as participações de “Vólei Clube de Setúbal, Minerva e Newxgen”, além da equipa anfitriã. Isto, numa verdadeira maratona da prática e da promoção da modalidade. “São esperadas 12 horas de vólei e muita animação”, estima a direcção do Luso, ao mesmo tempo que realça o actual ADN do clube.
“Somos um clube ecléctico, que tem orgulho de apostar, incentivar e oferecer aos nossos jovens modalidades que mais ninguém tem na nossa cidade, reconhecida por ser uma cidade desportiva.”
A organização do torneio, a cargo do Luso, conta com os apoios da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio e da Câmara Municipal.
Para trás ficou a sessão solene alusiva à passagem do 105.º aniversário da colectividade. Durante a cerimónia, foram distinguidos os associados com 25 e 50 anos de filiação ao clube com os respectivos emblemas. Homenageados também foram Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e Leopoldino Machado, por há duas décadas se terem assumido como fiadores de um crédito bancário do clube para realização de obras de beneficiação do pavilhão.
Na sessão marcaram também presença Rui Pedro Pereira, vereador com o pelouro do Desporto e Associativismo, e Gabriela Soares, presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio.
A ocasião foi abrilhantada pela Camerata Musical do Barreiro. O Luso Futebol Clube foi fundado em 11 de Abril de 1920.