Frederico Rosa já tem dia marcado na agenda para a entrada em funcionamento da nova resposta instalada no Fórum Barreiro
A abertura da Loja do Cidadão, no Fórum Barreiro, entrou em contagem decrescente. A entrada em funcionamento já tem data prevista, 17 deste mês, anunciou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
“Estamos a pouco mais de umas semanas de abrir a Loja do Cidadão. Um serviço há muito esperado, que vai ser realidade e revitalizar o Fórum. Teve uma grande equipa na obra e vai ter uma grande equipa à espera de todos quando abrir, em princípio dia 17”, escreveu o autarca, na sua página pessoal no Facebook.
As obras de instalação desta nova resposta de serviços públicos na superfície comercial iniciaram-se no final de Janeiro do ano passado, com a assinatura do auto de consignação da empreitada, e o processo está agora praticamente concluído.
Há um mês, Frederico Rosa já havia avançado a O SETUBALENSE que a Loja do Cidadão deveria abrir portas ainda neste mês, apesar de ter salvaguardado que a entrada em funcionamento do novo espaço estaria sempre dependente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
“Estamos a apontar a abertura de portas para meados de Fevereiro, mas terá de ser a AMA a definir a data”, assumiu então o autarca.
Na altura, Frederico Rosa explicou que, mesmo com a conclusão das obras em Janeiro, era ainda necessário “dar formação” aos funcionários municipais que vão desempenhar funções na Loja do Cidadão. Um dos serviços que vai ser assegurado por trabalhadores da autarquia, adiantou, é o do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). “O município vai ter um protocolo com o IRN, para termos trabalhadores municipais a fazer o serviço”, revelou.
A Loja do Cidadão vai contar com várias valências, entre as quais “os serviços da Câmara Municipal de balcão único – onde se incluem as águas –, com o serviço acrescido do Espaço Cidadão, tratamento de questões do passe Navegante, além dos dois serviços da Administração Central: Autoridade Tributária e Aduaneira [Finanças] e IRN”.
Além das respostas proporcionadas, a Loja do Cidadão assume ainda particular importância numa outra vertente.
“Será uma grande âncora para o Fórum Barreiro, que chegou a estar moribundo e que, com a mudança de gestão da entidade gestora do espaço comercial e agora com este novo ânimo dos serviços da Loja do Cidadão, vai certamente revitalizar-se. Evita-se assim que este edifício do Fórum Barreiro, no centro da cidade, se torne num elefante branco, como alguns temiam”, observou então Frederico Rosa.
A Loja do Cidadão representou um investimento na ordem dos 744 mil euros e beneficiou de apoio de fundos comunitários no valor de 500 mil euros.