Autarca faz balanço muito positivo do trabalho realizado pelo município
Reeleito pelo PS com a maior maioria na região, nas eleições autárquicas do passado mês de Setembro, o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, acredita que o voto de confiança atribuído pela população para um segundo mandato resultou do “imenso trabalho desenvolvido quer do ponto de vista do investimento na cidade”, como da “reabilitação e requalificação urbana” realizada pelo concelho.
A par destes, o autarca destaca os apoios ao nível da cultura, educação e ao movimento associativo, assim como a criação de novos espaços verdes de lazer e desporto, e “mais e melhores acessos”, com um consequente aumento na mobilidade.
“As pessoas puderam assistir a uma cadência de obras muito constante na cidade, algo a que o Barreiro não estava habituado”, explicou, em entrevista a O SETUBALENSE.
Outro factor apontado pelo edil prende-se com o exercício de um mandato, em boa parte, em tempos de pandemia. “Demos uma resposta eficaz à necessidade dos barreirenses no que diz respeito ao reforço de meios e apoios”, recorda, tendo o município conseguido manter “uma forte presença junto das forças de saúde, de autoridade e de socorro”, disse.
“Nem nesse período o investimento parou, pelo contrário”, lembra, realçando que “nunca quisemos olhar para a pandemia como desculpa para parar o investimento que a cidade necessitava”, situação que diz ter-se reflectido nas urnas.
Desde então, faz “um balanço muito positivo” do trabalho realizado, porque “não alterámos o rumo” e acrescenta: “continuamos a investir, a apoiar, sendo que agora temos uma componente muito forte de planeamento para o Barreiro, que já vinha do mandato anterior, de conseguir captar todas as oportunidades do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo o máximo de investimento possível”, afirma.
Exemplos disso são as obras que estão em curso, tais como a instalação ainda este ano da Loja do Cidadão, a construção da Unidade de Saúde Familiar, no Alto do Seixalinho, a requalificação integral da caldeira do Moinho Grande, em Alburrica, entre outros projectos.
Obras Esquadra da PSP, incubadora e Avenida da Liberdade prontas até Abril
O autarca adianta que, até ao final do primeiro trimestre, estarão concluídas obras como a requalificação da Avenida da Liberdade, que está praticamente terminada, além da incubadora de empresas – a Startup Barreiro –, assim como a Esquadra da PSP no Barreiro Velho.
“O caminho de investimento que traçámos desde o primeiro dia do mandato anterior, mantém-se, neste novo mandato que agora se iniciou”, destaca.
“Começamos acima de tudo, a lançar bases para as novas obras que queremos iniciar, ainda este ano, nomeadamente, a requalificação integral da Rua Pacheco Nobre, da Rua Miguel Bombarda e do Barreiro Velho, assim como a construção da Unidade de Saúde familiar, da instalação da Loja do Cidadão e a reabilitação da caldeira grande, o que revela que no primeiro ano deste mandato o investimento e as intervenções que vão ser feitas na cidade vão ser de grande envergadura”, assinala.
“É desde o primeiro dia do mandato que se começa a trabalhar, não se espera pelo último ano”, insiste, acrescentando que nos tempos que se avizinham “os barreirenses vão sentir o mesmo investimento, obra e melhoria na sua cidade, que sentiram nos últimos quatro anos”, conclui.