Evento vai estender-se por dois dias. Concerto de Teemu Takanen com Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses” é ponto alto do programa
O jazz está de volta ao Barreiro com a 4.ª edição do festival da Academia de Jazz “Os Franceses”, que vai ter lugar em dois espaços do concelho, nos dois últimos dias deste mês. A iniciativa assinala o 4.º aniversário da academia e tem entradas gratuitas.
O festival internacional arranca no dia 29 (sexta-feira), pelas 21 horas, nas instalações da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, com a apresentação das escolas participantes: New Music School (Lisboa); Savonlinnan Taidelukio (Savonlinna, Finlândia) e Academia de Jazz “Os Franceses” (Barreiro). Para as 22h30 está agendada uma “jam session”.
O evento prossegue no dia 30, a partir das 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, com o concerto de Teemu Takanen e Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses”.
Teemu Takanen, lembra a academia, é “saxofonista, maestro, compositor e arranjador” e “formou-se em música jazz em 2009 pela Academia Sibelius (Helsínquia, Finlândia)”.
“Músico premiado nas áreas de composição/arranjo e performance (saxofone), Teemu Takanen trabalha regularmente com algumas das principais orquestras finlandesas, tais como a Orquestra Filarmónica de Helsínquia, UMO Helsinki Jazz Orchestra ou Savonlinna Big Band. Neste concerto, Teemu Takanen será acompanhado pelo Ensemble da Academia, que explorará arranjos originais de temas de compositores portugueses e americanos”, sublinha a Academia de Jaz “Os Franceses”. A abrir o concerto estará “um grupo de alunos da escola de artes finlandesa Savonlinnan Taidelukio”, adianta.
Pelo palco, além de Teemu Takanen no saxofone alto (solista), vão passar Laura Garcia (voz), Ivo Rodrigues (trompete), Francisco Menezes (saxofone alto), Igor Silva (saxofone tenor), Pedro Barata (saxofone tenor), José Monteiro (clarinete baixo/diredção musical), João Nogueira/David Maia (piano), João Custódio (contrabaixo) e André Figueiredo (bateria).
As entradas para o concerto de dia 30 também são gratuitas, mas obrigam a levantamento de bilhete, que pode ser efectuado no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Posto de Turismo (terminal fluvial) ou no Welcome Center (Mercado 1.º de Maio).
Organizado pela Academia de Jazz “Os Franceses”, o festival conta com os apoios da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses” e da Câmara Municipal do Barreiro, além de ter como parceiros o jornal Rostos e o Agrupamento de Escolas de Santo André.