FACTO DO ANO 2025 BARREIRO. Resposta congrega serviços públicos essenciais no agora denominado Barra Shopping e contribui para aumentar a atratividade da superfície comercial, em pleno coração da cidade
A abertura da Loja do Cidadão no antigo Forum Barreiro – agora denominado Barra Shopping – foi marcante, quer pelo conjunto de serviços públicos essenciais que passaram a estar centralizados num mesmo espaço, em pleno coração da cidade, quer pelo impacto na dinamização daquela superfície comercial.
Inaugurada em 17 de fevereiro, no piso 1 do espaço comercial, a Loja do Cidadão no Barreiro disponibiliza vários serviços de entidades públicas e privadas. Estão presentes o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), onde, por exemplo, é possível pedir e renovar o Cartão de Cidadão, a Autoridade Tributária (Finanças), que permite tratar de questões relacionadas com a entrega de declarações e impostos, a Segurança Social, para tratar de assuntos relativos a pensões, subsídios e abonos, e o Espaço Cidadão, balcão único onde é possível a renovação da carta de condução, entre outros.
A Loja do Cidadão permite assim tratar de vários assuntos, pessoais ou empresariais, sem que a população necessite de se deslocar a diversos locais, oferecendo atendimento presencial de proximidade e centralizado.
A esta vantagem, para o público, soma-se uma outra: a sua instalação no agora denominado Barra Shopping veio contribuir para dinamizar este espaço comercial. É que o aumento de visitantes ao local, motivado pela necessidade de acesso aos serviços da Loja do Cidadão, serve ainda de íman para que novas marcas optem por ali se instalarem, “revitalizando” o espaço no coração da cidade.
Veja aqui os Factos do Ano 2025 de todo o distrito.