27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio volta a distinguir mais de uma centena e mostra por que...

Município volta a distinguir mais de uma centena e mostra por que o Barreiro é potência nacional

Atletas, treinadores e clubes vão receber medalhas de mérito, por resultados alcançados num total de 24 modalidades

 

- PUB -

Ao todo vão ser 116 as Medalhas de Mérito Desportivo que o município do Barreiro vai atribuir, no próximo sábado, a atletas, treinadores, clubes, associações ou entidades com ligação ao concelho. A cerimónia vai realizar-se no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, a partir das 21 horas.

É mais uma Gala do Desporto, promovida pela autarquia, com o intuito de distinguir todos os que contribuem para o engrandecimento do “currículo” desportivo local e que, consequentemente, promovem o nome do concelho.

Este ano as 116 distinções abrangem um total de 24 modalidades desportivas, em que atletas, técnicos, clubes ou associações se destacaram, com a obtenção de lugares de pódio e/ou prestações ao serviço das Selecções Nacionais.

- PUB -

Vão ser atribuídas 59 medalhas de ouro, 34 de prata, 19 de bronze e 4 de diamante, o que diz bem daquilo que o Barreiro representa enquanto potência desportiva regional e nacional. O Remo com 18 medalhas, o Karaté com 13 e a Vela com 12 são as modalidades mais premiadas pelo município nesta edição, seguindo-se o Atletismo e o Xadrez, ambas com 10, e o basquetebol com 7.

No Atletismo vão ser distinguidos, com ouro, António Mouro, Iara Vacondeus, Joana Pestana e Filipe Amigo (Atletismo e Boccia). Recebem a medalha de prata Beatriz Barrenho, Filomena Rebelo, Gabriel Oliveira, Isabel Maldonado, Luca Reis e Valdemar Pereira.

No Badminton as distinções vão para Maria Malacute (ouro), Luso FC e Luís Durando (prata).

- PUB -

No Basquetebol são galardoados, com ouro, Afonso Coelho, Guilherme Paixão, Tomás Silva, FC Barreirense, GDESSA e Agrupamento de Escolas de Santo António – este último recebe ainda uma medalha de prata.

No Boccia, Guilherme Vicente recebe o ouro e no Ciclismo é agraciada com bronze Daniela Isidoro.

Nos Desportos de Combate é distinguida Daniela Mendes (ouro) e Inês Alves (prata), enquanto no Futsal o FC Barreirense arrecada o ouro.

Na Ginástica Aeróbica, com ouro, são reconhecidas Carolina Rodrigues e Íris Gonçalves, assim como a Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro com três medalhas (por diferentes conquistas colectivas). É ainda distinguida, mas com bronze, Leonie Brito.

Na Ginástica de Trampolins são galardoadas Inês Reis, Matilde Correia e a Fabriltramp, associação que recebe ainda uma medalha de prata, tal como Jaime Sim-Sim e João Cardoso. E na Ginástica Rítmica é distinguida Raquel Augusto (ouro).

Do Halterofilismo ao Xadrez

No Halterofilismo são premiados Hugo Rodrigues (ouro) e Sara Fragoso (diamante), ao passo que no Hip Hop a Associação de Dança DC recebe o bronze.

No Ju-Jitsu, André Regalado é homenageado com ouro, enquanto que no Judo são distinguidos Alexandre Sandor e Miguel Almeida (ouro) e Tiago Freitas (prata).

No Karaté recebem o ouro Joana Lopes e Elias Santos, com prata são galardoados Ana Ely, Letícia Brito, Nirio Lopes, João Varandas, Matias Valhelhas, Rafael Coelho e o CIR 31 de Janeiro “Os Celtas”, clube que arrecada ainda uma medalha de bronze, a exemplo de Afonso Carvalho, Lira Martins e Tiago Pereira.

No Kung Do são premiados com ouro João Martins, Bruno Ramos e José Machado. João Moura recebe a prata.

Na Luta Livre Olímpica, Rui Carvalho e a Associação Portuguesa de Ciências de Combate são galardoados com bronze. E nas Artes Marciais Mistas (MMA) é atribuída a medalha de diamante a Alexandre Rita e Luís Barneto e a medalha de ouro a José Machado e Rui Morgado.

Na Natação é entregue o ouro a Francisco Barros e na Patinagem Artística, também com ouro, são agraciados Micael Santos e Rita Maló.

No Tiro, com ouro, são distinguidos Pedro Tirano, Rui Rodrigues, Filipa Galvão, Pedro Gomes e o GDR “Unidos da Recosta”. Também com ouro, mas na Vela, são homenageados César Iglésias, Madalena Wanzeller, Vasco Soares, o Clube de Vela do Barreiro com duas medalhas e a Federação Portuguesa de Vela com cinco. Ainda na Vela, André Pinhão e o Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita recebem a prata.

No Xadrez o ouro é entregue a Sérgio Rocha, Beatriz Gonçalves, Raquel Duque e GD Ferroviários do Barreiro, instituição agraciada ainda com uma medalha de bronze, tal como Benjamin Elias. Com prata é homenageado Samuel Gonçalves.

A Gala do Desporto é organizada anualmente pelo município do Barreiro em parceria com o movimento associativo.

REMO Modalidade mais medalhada com GD Ferroviários a receber uma dezena

O Remo é uma das modalidades de forte tradição no Barreiro e, na edição deste ano da Gala do Desporto, é a contemplada com maior número de medalhas de mérito atribuídas pelo município, 18 no total. Em destaque apresenta-se o Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro que arrecada 10 medalhas: duas de ouro, cinco de prata e três de bronze, por prestações colectivas em contexto competitivo. Ainda no âmbito desta modalidade, Eduardo Sousa é distinguido com a medalha de grau diamante e Hélder Assunção com a medalha de ouro. Já Beatriz Rosa, Mafalda Sardinha, Raquel Figueiredo e Pedro Tomás são agraciados com a medalha de grau prata. A estas distinções há ainda a juntar duas medalhas de bronze: uma a atribuir a Francisco Caetano e outra a Dinis Calisto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -