26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCarros furtados nos Países Baixos levados para Barreiro e Odivelas 

Carros furtados nos Países Baixos levados para Barreiro e Odivelas 

PSP deteve dois suspeitos, familiares, que faziam parte de uma rede internacional que se dedicava ao furto de viaturas

 

- PUB -

A PSP deteve no Barreiro e em Odivelas dois suspeitos, com 40 anos, familiares, que faziam parte de uma rede internacional que se dedicava ao furto de viaturas nos Países Baixos e Bélgica e encaminhava-as para Portugal.

Era no Barreiro e em Odivelas que as viaturas eram legalizadas através de documentos falsos pelos dois homens, responsáveis pela exportação para países africanos por via marítima ou venda directa a compradores, que não faziam ideia do esquema.  

A investigação foi realizada ao longo de um ano pelo Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP em colaboração com a Europol, autoridades belgas e dos Países Baixos.

- PUB -

No dia da operação, 9 de Maio, os dois suspeitos detidos tinham em sua posse material utilizado para a falsificação dos documentos, como papel timbrado dos países de origem das viaturas. Com este conseguiam ludibriar os serviços públicos para legalizar as viaturas.

A PSP recuperou 19 viaturas furtadas, que eram escolhidas pela alta procura no mercado. Tratava-se de Peugeot 3008, 5008, Volvos, Mercedes, entre outras da mesma gama. A polícia realizou quatro buscas domiciliárias e duas buscas a garagens.

No dia da operação, foram apreendidas 12 viaturas. Já tinham sido apreendidas quatro em período anterior e outras três nos dias seguintes à operação. 

- PUB -

Algumas das viaturas eram colocadas em garagens que os suspeitos utilizavam e outras estavam mesmo na via pública, estacionadas junto às casas dos suspeitos com matrículas falsas.

Os dois suspeitos foram detidos por crimes de falsificação de documentos, recetação e associação criminosa. Foram presentes a tribunal e viram o Juiz de Instrução Criminal aplicar a medida de coacção de prisão preventiva. 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -