20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraAssembleia de Freguesia da Quinta do Conde aprova contas de gerência com...

Assembleia de Freguesia da Quinta do Conde aprova contas de gerência com saldo na ordem dos 118 mil euros

Junta de freguesia aguarda que Câmara de Sesimbra lhe entregue mais competências e reforce verbas

- PUB -

A Assembleia de Freguesia da Quinta do Conde aprovou as contas de gerência relativas a 2022, as quais apuraram cerca de 79,76% na realização da despesa e o grau de execução do orçamento de 98,6% quanto à realização da receita. Quanto ao salto que transitou para 2023 foi na ordem dos 118 mil euros.

Com isto, numa análise simples, a Junta e Freguesia da Quinta do Conde soma para este ano, ao orçamento global de 600 mil euros, mais cerca de 118 mil euros. Uma verba que para o presidente da Junta de Freguesia, é curta para um território onde residem cerca de 30 mil pessoas.

“Cerca de 70% do orçamento é para despesas com pessoal e 6% para apoiar as realizações do movimento associativo”. A restante parte divide-se entre outras ‘obrigações’ da gestão da junta caso de pequenas obras nas escolas do 1.º ciclo e limpeza de ervas dos passeios. Aliás, estas duas rubricas são as únicas competências descentralizadas da Câmara de Sesimbra para a junta.

- PUB -

“Estamos à espera que a Câmara Municipal de Sesimbra proponha verbas para mais descentralizações de competências”, comenta o presidente Carlos Pólvora.

Entretanto, o autarca, em parte através dos resultados de 2022, conta conseguir avança com obras na sede da junta de freguesia e no skate parque, sendo que este pode conseguir fundos europeus, e ainda atribuir mais apoios ao movimento associativo. Ou seja, foram cativadas três verbas, duas delas para obras e uma terceira a contar com a descentralização de competências da Câmara de Sesimbra para a junta.

Uma das apostas na mira do autarca é a área da saúde, e lembra que o executivo da freguesia aprovou a construção de um modulo para anexar ao centro de saúde para receber mais três médicos. “A Quinta do Conde tem cerca de 6 mil pessoas sem médico de família, com mais estes clínicos, seria abrangida praticamente toda a população inscrita no centro de saúde da freguesia.

- PUB -

As Contas Gerência de 2022 foram aprovadas, na reunião de 28 de Abril, com os votos a favor do PS, PSD, BE, MSU e Independentes, e os votos contra da CDU.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -