27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroProjecto ‘Renascer o Bairro das Palmeiras’ reforça identidade e sentido de pertença

Projecto ‘Renascer o Bairro das Palmeiras’ reforça identidade e sentido de pertença

Espaço dispõe agora de uma nova comissão de moradores, eleita nesta área do concelho do Barreiro

 

- PUB -

Desde o início do projecto “Renascer o Bairro das Palmeiras”, que resultou de uma candidatura da Associação NÓS ao programa Bairros Saudáveis, que tem como meta “contribuir para a qualidade de vida dos moradores” com actividades que promovam a sua participação, assim como o reforço da identidade e o sentido de pertença, além da construção de mudanças, numa lógica de intervenção colaborativa que facilite os processos de inclusão social e comunitária, a instituição continua a apostar na reabilitação desta zona da cidade.

Até ao final deste plano, previsto para 10 de Outubro, segundo Humberto Candeias, director técnico da organização, há a necessidade de “adequar as acções e actividades àquilo que eram as indicações da autoridade de saúde”. O responsável adiantou a O SETUBALENSE que “já é possível sentir aquilo que tem sido o desenvolvimento do projecto, que tem a ver com esta oportunidade de corresponder à vontade e necessidade das pessoas e dos nossos parceiros”. O balanço “é bastante positivo” e os parceiros também têm essa percepção, em articulação com a Câmara e a União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, além do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita e a ADAO.

Novos membros da Comissão de Moradores do bairro foram empossados no final de Agosto

O responsável considera que dos cincos eixos de actuação do programa, a criação de Infra-estruturas e a requalificação de espaços comunitários, assim como a criação de uma nova Comissão de Moradores e recuperação do espaço da Associação dos Amigos de Bachil ou do espaço devoluto “Café” – que no futuro vai acolher uma área multiusos –, bem como a recuperação da lavandaria e balneários para serviço de apoio à comunidade, farão toda a diferença na vivência de quem ali vive.

- PUB -

Também a recuperação do polidesportivo ali existente e da zona envolvente ao Chafariz – espaço de socialização do bairro –, fazem parte das áreas intervencionadas. Além destas acções, a população tem vindo a desenvolver actividades na área da saúde e, no final do último mês de Agosto, foi reactivada a Comissão de Moradores, criada em 1974, após uma reunião realizada a 16 de Julho, que assume um “papel relevante na defesa dos direitos dos moradores” e no apoio às colectividades ali situadas. Nos últimos anos, a comissão “perdeu representatividade, dinamismo e actividade”, porém, volta agora a estar “activa” e é presentemente composta por 13 pessoas, cada uma com funções específicas.

A associação aposta ainda na criação de uma resposta de apoio ao estudo para crianças e jovens e, em termos económicos, aposta na integração do bairro no Circuito Turístico de Arte Urbana do Barreiro, tendo sido realizada a pintura de um mural da Art in Town, junto ao referido polidesportivo.

A Associação NÓS, com a equipa do projecto Renascer e a parceria no terreno da União de Freguesias, liderada pela presidente Gabriela Soares, em conjunto com a jurista Susana Dias, conseguiu “esta importante aspiração local”. Enquanto responsável do projecto na instituição, o director técnico acrescenta que “a significativa participação e envolvimento organizado dos moradores, […] constitui não apenas um prometedor indicador para o êxito de processos de desenvolvimento territorial, mas também uma condição essencial” para este efeito.

- PUB -

Humberto Candeias destaca o facto de “existir no bairro um grupo de pessoas com disponibilidade, com capacidade e vontade de colaborar e participar na resolução dos problemas”, e realça esta como uma das acções muito importantes para o futuro. Neste momento há ainda a possibilidade de poder haver uma segunda edição do projecto Bairros Saudáveis, dependendo de uma análise que será realizada futuramente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -