27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBombeiros do Sul e Sueste comemoraram 128 anos ao serviço da comunidade

Bombeiros do Sul e Sueste comemoraram 128 anos ao serviço da comunidade

Corporação pretende passagem do Posto de Emergência Médica Sazonal para definitivo

 

- PUB -

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste, no concelho do Barreiro, comemorou no último sábado o seu 128.º aniversário ao serviço da comunidade. Nesta data foi lembrado um percurso “carregado de histórias e memórias”, em prol da população, com a instituição a possuir presentemente no seu corpo activo, um conjunto de homens e mulheres prontos “a dignificar a farda que envergam”, no cumprimento da sua missão.

No decorrer da festa de aniversário, no passado fim-de-semana, a corporação foi brindada com uma pequena homenagem, num momento em que a mesma lembrou que teve de intervir em dois anos marcados pela situação pandémica, além dos serviços habitualmente fornecidos à comunidade. “Quem mais sofre são sem dúvida as famílias que deixamos em casa, seja porque vamos para fora do nosso distrito, seja pelos dias e noites infinitos que damos ao Sul e Sueste”, recordam.

“Também não nos podemos esquecer que para chegarmos onde estamos hoje muitas pessoas tiveram que batalhar e nunca desistir de nós ou simplesmente virar as costas quando o desafio apertava e tudo parecia inalcançável”, lembram, acrescentando que “há coisas que são impossíveis de retribuir”, dirigindo-se a todos os que se encontram na linha da frente.

- PUB -

Acácio Coelho, comandante da corporação, destaca que a tarefa deste grupo “não tem sido fácil” e que “cobrámos muitos desafios ao corpo de bombeiros”, tendo informado que o futuro vai passar por “tentar manter tudo o que é profissional com o voluntário”, com vista à corporação poder garantir “que temos equipas permanentes para socorrer” toda a população.

128 anos depois, a Associação Humanitária encontra-se actualmente instalada no parque da Baía do Tejo, tendo sido constituídas três Equipas de Intervenção Permanente no território, sendo que neste momento um dos desafios passa pela passagem do Posto de Emergência Médica Sazonal para definitivo, com uma maior capacitação do corpo de bombeiros a nível material e humano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -