26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMilhares de beatas aguardam solução final no Barreiro

Milhares de beatas aguardam solução final no Barreiro

Projecto é apresentado por João Pintassilgo como momento de confiança “rumo a um futuro onde será possível respirar melhor nas nossas cidades”

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Barreiro recolheu “milhares de beatas de cigarros que foram armazenadas em garrafas e garrafões de plástico”. Uma recolha efectuada no âmbito do projecto “Mãos à Obra”, cujos detritos aguardam agora o local correcto para tratamento, segundo confirma o vereador João Pintassilgo, responsável pelas áreas do Ambiente e Higiene Urbana.

A actividade realizada em dois trajectos, planeados entre o Parque da Cidade e o Parque Catarina Eufémia, envolveu 50 jovens voluntários e teve um balanço “muito positivo” concretizando o objectivo de sensibilizar a sociedade no que diz respeito ao lixo deitado, todos os dias, no chão das ruas, matas, campos e jardins. “Um alerta para a necessidade de se alterarem hábitos ancestrais da sociedade, a bem de um melhor ambiente”, refere o vereador sem esquecer também “a confiança transmitida rumo a um futuro onde será possível respirar melhor nas nossas cidades”.

Sobre a recente legislação aplicada como sanção para o arremesso de beatas na via pública, o município está também a desenvolver projectos municipais, “tendo em análise a escolha de locais públicos mais adequados para a colocação de cinzeiros, nomeadamente junto de edifícios públicos”.

- PUB -

Recorde-se que, desde 4 de Setembro, a lei publicada em Diário da República aprova medidas para a “adequada deposição, recolha e tratamento dos resíduos de produtos de tabaco e medidas de sensibilização e de informação da população com vista à redução do impacto destes resíduos no meio ambiente”. Sendo agora punível com coima entre 25,00 e 250,00 Euros, atirar pontas de cigarro, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco para a via pública.

A fiscalização destes actos está a cargo Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Polícia Municipal, GNR, PSP, Polícia Marítima e autarquias.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -