23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Associação TocáRufar desiste do projecto da Aldeia do Bombo e deixa Câmara do Seixal indignada

Associação TocáRufar desiste do projecto da Aldeia do Bombo e deixa Câmara do Seixal indignada

Associação TocáRufar desiste do projecto da Aldeia do Bombo e deixa Câmara do Seixal indignada

Autarquia vai marcar uma reunião de urgência com a ADAT para esclarecer a situação

A ADAT – Associação dos Amigos do TocáRufar, desistiu do projecto de construção da Aldeia do Bombo. A notícia, que, segundo a Câmara Municipal do Seixal lhe chegou a conhecimento “através da comunicação social”, deixou a autarquia indignada, uma vez que considera que esta seria a “casa” dos “Tocá Rufar e dos seus projectos de formação artística e cultural na área da percussão tradicional”.

- PUB -

Perante isto, avança a autarquia em nota de Imprensa que vai “marcar uma reunião de urgência com a ADAT para esclarecer a situação”.

Reitera a autarquia que “reconhece o valoroso trabalho dos Tocá Rufar em prol da cultura, dentro e fora do concelho, e junto da comunidade educativa”, desempenho este que “tem contado, desde sempre, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, sendo vários os projectos desenvolvidos, em parceria, pela ADAT e pela Câmara Municipal do Seixal, na área cultural, social e educativa, daí querer pedir esclarecimentos à associação.

Adianta a câmara, no mesmo comunicado, que, em reunião, “a ADAT comunicou à Câmara Municipal do Seixal a sua decisão de desistir do projecto da Aldeia do Bombo”. Ora uma vez que se trata de um projecto de parceria entre duas entidades, “a desistência de uma das partes determina o fim do projecto, o que a Câmara Municipal do Seixal lamenta”.

- PUB -

E acrescenta: “Com a desistência da ADAT, todo o edificado reverte para a Câmara Municipal do Seixal, que irá de imediato negociar parcerias com outras associações, para o desenvolvimento de projectos culturais e formativos no equipamento que sirvam a comunidade, nomeadamente a juventude do concelho do Seixal”.

A Câmara Municipal do Seixal e a ADAT acordaram que os projectos de parceria que estão em curso, nomeadamente o projecto musical no Bairro da Cucena que visa proporcionar às crianças e jovens a experiência de tocar com instrumentos acústicos, mobilizando todas as suas capacidades físicas e cognitivas – no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – Respostas Sociais – Comunidades Desfavorecidas – e pelo qual a Câmara Municipal do Seixal acordou pagar à ADAT uma comparticipação no valor de 121 500 euros, e o projecto que a ADAT desenvolve das oficinas de percussão do Curso Regular Tocá Rufar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, com comparticipação financeira paga pela Câmara Municipal do Seixal no montante de 420 mil euros, nos últimos cinco anos, e de 126 500 euros para o ano lectivo 2024-2025, e que envolve quase 1100 alunos de 7 escolas do concelho do Seixal, “irão manter-se”, afirma a autarquia.

 

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -