A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), no Dia da Criança, faz questão de saudar os trabalhadores da educação que garantem a abertura da rede de Educação Pré-Escolar, relembrando ainda os Direitos das Crianças.
Relembra-se, em comunicado, a importância destes direitos e também a valorização e concretização dos mesmos, através de “práticas e legislação que salvaguardem e criem condições para efectivar o direito das crianças a serem felizes”.
“Não podemos esquecer os direitos dos pais, trabalhadores, os quais, sem direitos (salários, horários, licenças de maternidade e paternidade), não podem garantir o exercício desses direitos. Autarcas, trabalhadores municipais, professores, educadores, pais e vários agentes educativos partilham preocupações, no quadro da pandemia COVID 19, com o confinamento imposto às crianças e com as consequências que este poderá ter do ponto de vista do seu desenvolvimento integral”, lê-se também.
Assim, e tendo em conta a “educação integral do indivíduo”, a AMRS lembra que a Escola Pública é um direito, mas também um “espaço de enriquecimento da humanidade de todos”.
“Por isso a AMRS saúda todos os trabalhadores da educação, que nesta data simbólica, garantem a abertura da Educação Pré-escolar, garantindo todas as medidas higiénico-sanitárias definidas pela Direção Geral de Saúde, permitindo às famílias e às crianças um presente, cheio de futuro a construir”, diz a AMRS.