José Joaquim Leitão renunciou ao mandato por motivos de doença
Ivan Gonçalves é, desde a passada quarta-feira, o novo presidente da Assembleia Municipal de Almada. O também deputado do PS à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Setúbal, sucede no cargo a José Joaquim Leitão, que foi obrigado a renunciar às funções por motivos de doença.
A saída de José Joaquim Leitão ao fim de seis anos de presidência motivou a eleição extraordinária de uma nova constituição da Mesa da Assembleia Municipal. Juntamente com Ivan Gonçalves, proposto pelo PS, foram ainda eleitos Ivo Almeida, primeiro secretário, e Ana Paula Silva, segunda secretária, ambos do PS.
Ivan Gonçalves assume a presidência do órgão aos 36 anos e “torna-se num dos mais jovens presidentes de assembleia municipal do País”, realça a concelhia de Almada do PS, em nota de Imprensa.
“A democracia representativa assenta num equilíbrio muito fino que é sistematicamente posto à prova. Cabe-nos ser seus guardiões e é isso que procurarei ser, defendendo a pluralidade de opiniões de todos os intervenientes nesta assembleia e garantindo o respeito pelo regimento e pela lei”, promete Ivan Gonçalves, citado na mesma nota.
Em declarações ao programa Política Local, conduzido por Francisco Alves Rito, na rádio Popular FM, o socialista realçou a dimensão das funções agora assumidas e confessou-se honrado. “É uma honra muito grande, enquanto almadense, poder desempenhar estas novas funções e aquilo que é não só estar à altura da confiança dos meus colegas deputados municipais mas também à altura do trabalho que o meu camarada José Joaquim Leitão veio a desenvolver ao longo dos últimos seis anos.”
No plano autárquico, até ter assumido a presidência da Assembleia Municipal, Ivan Gonçalves era líder da bancada do PS no órgão e presidia à Comissão Permanente de “Ambiente e Planeamento do Território”. Em mandatos anteriores, foi vereador em regime de substituição na Câmara Municipal de Almada e membro suplente da Assembleia de Freguesia de Almada.
Na Assembleia da República, o almadense integra as comissões de “Orçamento e Finanças”, “Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação”, “Defesa Nacional”, e a “Comissão Eventual para a Revisão Constitucional”. É ainda vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Palestina, membro dos grupos parlamentares de Amizade Portugal/Ucrânia, Portugal/Finlândia e Portugal/Panamá e suplente da Assembleia Parlamentar da NATO.