Festival de Música dos Capuchos 2025 passa por vários palcos de Almada e inclui um concerto sinfónico no Parque da Paz

Festival de Música dos Capuchos 2025 passa por vários palcos de Almada e inclui um concerto sinfónico no Parque da Paz

Festival de Música dos Capuchos 2025 passa por vários palcos de Almada e inclui um concerto sinfónico no Parque da Paz

O Festival dos Capuchos tem direcção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro

Sob o tema “Entre Mundos”, a programação propõe um percurso que celebra a interculturalidade, a diversidade e o fascínio

O Festival de Música dos Capuchos vai este ano para a quinta edição consecutiva, após ter sido retomado em 2021. De 30 de Maio a 27 de Junho, sob o tema “Entre Mundos”, a programação propõe um percurso que “celebra a interculturalidade, a diversidade, o fascínio e o diálogo entre diferentes dimensões civilizacionais, temporais, espirituais e, naturalmente, musicais”, avança a Câmara de Almada.

- PUB -

O programa completo do festival com direcção artística de Filipe Pinto-Ribeiro só será conhecido a 12 de Abril, quando às 17h30 for apresentado publicamente no Auditório do Convento dos Capuchos, mas é certo que com esta edição Almada volta a “afirmar-se como palco de um dos mais relevantes eventos culturais do País, reunindo intérpretes de referência nacional e internacional.

O que já se sabe é que os concertos vão realizar-se no Convento dos Capuchos, espaço matriz e coração do festival, e também noutros palcos da cidade, como o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Auditório Fernando Lopes-Graça e, pela primeira vez no festival, vai ser possível assistir a um concerto sinfónico ao ar livre, será no Parque da Paz.

A edição de 2025 do Festival “abrange cinco séculos de música, da Renascença à contemporaneidade, com enfoque na música erudita, mas abrindo espaço ao jazz e às músicas do mundo”, refere a autarquia em nota de imprensa.

- PUB -

Além de concertos, a 5.ª edição do Festival de Música dos Capuchos inclui, entre outras propostas, ópera para crianças, conversas literárias, uma caminhada, e masterclasses.

Como destaque, são de salientar as estreias em Portugal da Orquestra Sueca “Musica Vitae” e do Ensemble Barroco “Tra Noi”, bem como a presença de formações de renome como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Concerto Atlântico, o DSCH – Schostakovich Ensemble, os 100 Caminhos e o João Barradas Trio.  

Realce ainda para as comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões e dos centenários de Pierre Boulez e José Cardoso Pires, este último no âmbito das já emblemáticas Conversas dos Capuchos. 

- PUB -

A sessão de apresentação do Festival vai ser seguida do Concerto de Lançamento, com a presença do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, acompanhado pelo quarteto de cordas do Juventus Ensemble, interpretando obras de Robert Schumann e Antonín Dvořák. 

O concerto é de entrada gratuita, limitada à lotação da sala, mediante levantamento de bilhete no Convento dos Capuchos ou na bilheteira do Auditório Fernando Lopes-Graça. 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -