27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaSons quentes das porteñas de Piazzola no Teatro Municipal de Almada

Sons quentes das porteñas de Piazzola no Teatro Municipal de Almada

Um concerto com direcção musical de Marcelo Nisinman em co-apresentação com o Festival dos Capuchos

- PUB -

O Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), no centro de Almada, recebe a 3 de Junho, sábado, pelas 21h00, as quatro estações de Piazzola. Um concerto com direcção musical de Marcelo Nisinman em co-apresentação com o Festival dos Capuchos.

No mesmo dia, às 18h00, no foyer do TMJB, haverá uma Conversa pré-concerto com João Almeida e Ana Karina Rossi.

“As ‘Cuatro estaciones porteñas’, uma das obras mais representativas do nuevo tango, e que retrata a cidade de Buenos Aires. A composição destas peças acompanhou a da criação da ópera-tango María de Buenos Aires, pelo que se pode constatar que, enquanto María é um retrato íntimo e descritivo da cidade, Cuatro estaciones são um retrato exterior da urbe da capital argentina, moldado pela passagem das estações”, lê-se na sinopse desta obra.

- PUB -

Marcelo Nisinman foi discípulo do próprio Piazzolla, que o declarou o “futuro do bandoneón”. Nisinman é considerado um dos maiores nomes do tango actual – com vários álbuns gravados e colaborações com alguns dos melhores músicos e orquestras mundiais. O programa do concerto inclui ainda algumas composições de Nisinman, que continuam a veia de inovação do tango empreendida por Piazzolla.

A confirmação do talento da cantora Ana Karina Rossi veio com a colaboração artística de dez anos com o poeta Horacio Ferrer, que escreveu o libreto de María de Buenos Aires e as letras das famosas canções de Piazzolla que fazem parte deste concerto, como Balada para mi muerte, Chiquilín de Bachín e Balada para un loco – esta última considerada uma das 100 melhores canções latino-americanas da História.

Astor Piazzolla é uma figura central da música argentina do século XX, pelo modo como revolucionou a tradição do tango, agregando ao idioma tradicional tanguero influências da música clássica/erudita e do jazz.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -