14 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaProtocolos da Câmara de Almada com nadadores-salvadores rondam um total de 14...

Protocolos da Câmara de Almada com nadadores-salvadores rondam um total de 14 mil euros

Protecção Civil quer estar ainda mais atenta num Verão com milhares de jovens da Jornada Mundial da Juventude  

- PUB -

 

A Câmara de Almada, através do pelouro da Protecção Civil Municipal, acabou de aprovar, em reunião pública, as minutas dos protocolos de cooperação a celebrar entre o município e as associações de nadadores-salvadores do concelho.

A proposta votada por unanimidade (PS, PSD, CDU e BE) a 8 de Maio, considera a transferência “no valor global máximo de 13 mil 920 euros”, referiu a vereadora responsável pelo pelouro da Protecção Civil, Francisca Parreira, isto apenas para a fase de empenhamento de reforço.

- PUB -

Esta verba será assim distribuída pela Âncora Associação de Nadadores-Salvadores da Fonte da Telha, CaparicaMar – Associação Juvenil de Resgate e Salvamento Aquático, NSRS Atlântico – Associação Nadadores-Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo e ANSFACC – Associação de Nadadores-Salvadores da Frente Atlântica Costa de Caparica.

Além das associações de nadadores-salvadores, Francisca Parreira frisou que a autarquia vai manter as parcerias, fundamentais, “com as associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho, sendo certo que este programa é dirigido e supervisionado pela Autoridade Marítima Nacional”.

Este plano faz parte do programa da Câmara de Almada “Praia Protegida 2023”, um programa que foi iniciado em 2018, e, a partir de 2021, passou a contar com um dispositivo permanente. “Hoje, na Costa da Caparica, nos seus 16 quilómetros de praia, temos salvamento e protecção de pessoas todo o ano”, frisou Francisca Parreira.

- PUB -

Ainda segundo a autarca, este programa considera para efeitos de planeamento três períodos distintos: o empenhamento permanente, o empenhamento de reforço, e a própria época balnear.

Entretanto, relativamente a 2023, apontou que com a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 a 6 de Agosto, são esperados milhares de jovens de todo o mundo na Área Metropolitana de Lisboa pelo que “é preciso estar preparado para que tudo corra bem”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Sobrevivente de naufrágio chamou por vítimas agarrado a boia

Buscas por desaparecidos em naufrágio em Troia alargadas amanhã

Passeio de barco termina em tragédia com duas mortes confirmadas e dois desaparecidos

Corpos de menino de 13 anos e de um adulto foram resgatados ontem. Dois outros adultos continuam desaparecidos
- PUB -