27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaSaída da AMRS aprovada na Assembleia Municipal de Almada

Saída da AMRS aprovada na Assembleia Municipal de Almada

Proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal depois de ter sido aprovada em reunião do executivo camarário

 

- PUB -

A Assembleia Municipal de Almada aprovou, na noite de quinta-feira, a saída do município da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

A proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, depois de a 7 de Novembro ter sido aprovada em reunião do executivo camarário liderado pela socialista Inês de Medeiros.

A AMRS, presidida por André Martins, que dirige a Câmara de Setúbal, integra actualmente 11 concelhos daquele distrito, cinco dos quais liderados pelo Partido Socialista e os restantes pela CDU.

- PUB -

Entre o final de Outubro e o início de Novembro, as autarquias do Barreiro, de Almada e da Moita (lideradas pelo PS) aprovaram nas respectivas reuniões de câmara a desvinculação da AMRS.

Na terça-feira, a Assembleia Municipal do Barreiro aprovou a desvinculação do município da Associação de Municípios da Região de Setúbal, e o mesmo ocorreu na noite de quinta-feira nas reuniões da Assembleia Municipal da Moita e de Almada.

Em Almada a proposta foi aprovada por 22 votos a favor (PS, PSD e Chega), 15 votos contra (CDU, Bloco de Esquerda e CDS-PP) e uma abstenção do PAN.

- PUB -

Na apresentação da proposta, a presidente da autarquia de Almada explicou que o município contribui com um montante avultado de quase 275 mil euros por ano “com um retorno nulo para os almadenses”.

Inês de Medeiros salientou que a proposta de desvinculação surge depois de cinco anos de tentativa, por parte de Almada, para que a AMRS tivesse um novo rumo, com um equilibro das comparticipações de cada município, o que afirma não ter acontecido no orçamento recentemente aprovado, com os votos contra das autarquias socialistas.

Segundo a autarca, tinha sido proposta já para 2022 uma redução de 25% que acabou por não ser plasmada no orçamento da associação votado em Outubro, o que levou a que municípios como Almada, Barreiro e Moita tivessem avançado para um processo de desvinculação.

Relativamente aos cerca de 30 funcionários da Associação de Municípios da Região de Setúbal, a presidente da Câmara de Almada adiantou, tal como já o tinha feito na reunião de câmara, que os municípios que iniciaram o processo de desvinculação disponibilizam-se para, em caso de necessidade, garantir que nenhum trabalhador fique no desemprego.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -