26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaExecutivo aprova proposta de revisão para construir novo Plano Director Municipal em...

Executivo aprova proposta de revisão para construir novo Plano Director Municipal em Almada

Documento vai ainda passar pelo filtro da Comissão Consultiva, e entidades nacionais do ambiente

 

- PUB -

A proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Almada foi aprovada na reunião de câmara de 19 de Julho, com seis votos a favor dos eleitos do PS e PSD, e cinco abstenções, da parte da CDU e Bloco de Esquerda.

Chega assim ao fim um processo que levou três anos de trabalho para construir um documento que será agora enviado à Comissão Consultiva do PDM de Almada, Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional, e que “terá certamente muitas ocasiões de ser debatido e melhorado, mas que define claramente as grandes linhas para o desenvolvimento do concelho”, comenta a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

Para o executivo municipal, bipartido entre o PS e PSD, o novo PDM “pauta-se por mais rigor, mais clareza e pela criação de instrumentos tecnológicos de suporte”. Neste contexto, apresenta um conjunto de incentivos “muito claros no que concerne à política de habitação municipal, preconizando a criação de um fundo de reabilitação urbanística e ambiental, entre outras dimensões”, publica a autarquia na página de Facebook do município.

- PUB -

Tendo por base quatro centralidades, o novo PDM vem em “contraponto” com as duas na anterior versão, “garantindo assim acessibilidades em todo o concelho, especialmente nas novas áreas urbanas, e um reequilíbrio do sistema urbano concelhio”.

Foi ainda construído com o intuito de “trazer emprego e criação de novos negócios, para a criação de novos equipamentos culturais e desportivos, habitação, garantindo a coexistência de usos”.

No sector da habitação municipal, o plano estratégico do concelho aponta para “uma forte aposta no reforço de mecanismos e instrumentos de concretização da política pública de habitação”.

- PUB -

O documento relativo à proposta de revisão destaca ainda a “grande aposta no eco turismo, no desenvolvimento agrícola e na pesca, na valorização ambiental, paisagística e urbanística, como também um incremento da resiliência territorial no actual contexto de alterações climáticas”.

No seu conjunto, realça a autarquia que esta proposta “valoriza uma Almada de mãos dadas com as frentes de água, pondo fim a anos de costas voltadas ao mesmo, com forte valorização e potencialização do Rio Tejo e da Frente Atlântica”.

Após a recepção dos pareceres da comissão irá decorrer o período da concertação da proposta, para posterior consulta pública e aprovação nos órgãos municipais, Câmara e Assembleia Municipal.

Atractividade Diversificação da base económica na mira

Entre as muitas linhas estratégicas para o desenvolvimento do território, a proposta de revisão do PDM aponta para a diversificação da base económica, com a criação de condições para o acolhimento de actividade económica de valor acrescentado em várias áreas do concelho, destacando-se o Distrito de Inovação de Almada.

No plano dos transportes, define o seu reforço, assim como mais acessibilidades, mobilidade e estacionamento. Considera assim a consignação da nova ligação Algés – Trafaria, bem como completar a rede viária estruturante do concelho incluindo novos nós de ligação à A2, a modernização e ampliação da rede e dos sistemas de transportes públicos e da rede de mobilidade suave, bem como novas regras ao nível do estacionamento em espaço público.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -