27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaHospital Garcia de Orta investe 3,5 milhões em medidas para receber doentes...

Hospital Garcia de Orta investe 3,5 milhões em medidas para receber doentes não Covid

Teleconsultas, separação de espaços e lista de prioridades para cirurgia fazem parte de um pacote de medidas que inclui reforço de equipamentos

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, investiu 3,5 milhões de euros num conjunto de medidas para assegurar o acesso dos doentes não Covid-19 aos serviços. Assim, no que se refere às consultas externas, avança a unidade hospitalar em comunicado que “registou um aumento do número de teleconsultas”, sendo que “35% das consultas externas subsequentes são não presenciais”.

- PUB -

Esta medida “permitiu a continuação da actividade assistencial programada”, garantido que a situação clínica dos doentes não Covid-19, não fosse descurada na sua assistência.
Quanto à actividade cirúrgica programada, refere a mesma nota de imprensa que o atendimento dos casos urgentes “é a prioridade”, com enfoque “para os doentes oncológicos”, sendo “os mais prioritários da Lista de Inscritos para Cirurgia”, do HGO. Para isto, “foi implementado o recurso sistemático à produção adicional que inclui sábados”.

Adicionalmente, o hospital “estabeleceu protocolos com entidades externas para assegurar a resposta cirúrgica necessária aos seus utentes não Covid-19, quer por subcontratação da produção cirúrgica, quer para a disponibilização de blocos operatórios a serem utilizados pelos cirurgiões do HGO, desde Maio, com o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, e, desde Novembro, com o Hospital do SAMS e a Clínica São João de Deus”.

Ao mesmo tempo “foram contratados mais especialistas para reforçar a multidisciplinaridade da sua oferta”, tendo sido feito ainda “um esforço, em articulação com a tutela, para reforçar a capacidade de atracção de profissionais”.

- PUB -

Nos diferentes procedimentos introduzidos pela administração do Hospital de Almada, foi ainda “melhorado o processo de reencaminhamento de doentes com alta clínica hospitalar para outro tipo de cuidados – na rede nacional de cuidados continuados ou em estruturas residenciais para idosos -, o que permite ‘libertar’ mais rapidamente camas hospitalares para os doentes ‘agudos’ que delas necessitam”.

Resultado deste esforço dos profissionais do HGO, para reforçar a capacidade de resposta, “é o aumento de 17% na colocação mensal de utentes na Rede Nacional de Cuidados Continuados, comparativamente ao ano anterior, salientando que o aumento de doentes colocados no mês de Outubro de 2020 foi de 27%”.

O investimento do HGO, boa parte dele para se adaptar ao circuito pandémico, passou ainda pela pintura e revestimento de todo o edifício, com recurso a um tipo de isolamento que permite uma optimização energética do edifício, obras de remodelação e ampliação no Serviço de Medicina Transfusional, instalação de estrutura modelar para espera junto ao Serviço de Urgência Geral e obras para criação de quartos de isolamento para a Unidade Cuidados Intensivos que de 7 passaram a ser 12 quartos de isolamento aumentado a capacidade de resposta global nesta área, para doentes com ou sem Covid-19.

- PUB -

Ainda dentro deste conjunto de medidas, está em curso a instalação de uma nova Ressonância Magnética e um novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC), para o Serviço de Imagiologia que permite um upgrade da capacidade de diagnóstico por imagem de elevada definição no hospital. O projecto foi financiado em 50% pelo Programa Operacional Lisboa 2020.

Por sua vez o Serviço de Medicina Nuclear foi equipado com uma nova Cintigrafia e com a técnica de imagem médica PET (tomografia por emissão de positrões), sendo o HGO a única Unidade de Saúde a sul do Tejo com este equipamento.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -