19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada vai avançar com projecto para reforçar adaptação às alterações climáticas

Almada vai avançar com projecto para reforçar adaptação às alterações climáticas

Ao lado das cidades de Lisboa e Cascais, Almada vai protagonizar uma solução de ambiente que prevê chegar a todos os concelhos da área metropolitana

 

- PUB -

Almada acabou de ver aprovada, por júri internacional, a candidatura ao programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”. Sendo esta uma candidatura conjunta que envolve em parceria as cidades de Cascais e Lisboa, designada por CLIMA.AML, e foi apresentada ao programa EEA Grants.

A proposta apresentada pelos três municípios, e que se enquadra na tipologia de projectos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local, “prevê a criação de uma solução integrada nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, para monitorização meteorológica local recorrendo a uma nova rede metropolitana de estações meteorológicas”, avança a Câmara de Almada no seu site.

O projecto inclui também o desenvolvimento de uma plataforma online para acompanhar os padrões associados às alterações climáticas e os seus impactes nas comunidades locais.
Realça a autarquia que um dos objectivos do CLIMA.AML é “criar melhores condições e informação mais fidedigna para os processos de decisão relacionados com alterações climáticas”. Outro dos objectivos considera “disseminar informação em tempo real e, em simultâneo, agregar métricas fundamentais para compreender a evolução do clima e promover a adaptação local feita nas cidades”.

- PUB -

Adianta ainda a autarquia almadense que nas três cidades líderes do projecto que apresentaram esta candidatura, “serão também feitos exercícios de regulação microclimática e atenuação do efeito de ilha de calor urbana, que se projectam como mais gravosos no cenário global de alterações climáticas que o planeta enfrenta”.

O projecto tem um valor global de cerca de 193 mil euros, com co-financiamento a 85% e a duração de 30 meses.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -