26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Orquestra Académica da Universidade de Lisboa encerra amanhã Festival Internacional do Tejo

Orquestra Académica da Universidade de Lisboa encerra amanhã Festival Internacional do Tejo

Orquestra Académica da Universidade de Lisboa encerra amanhã Festival Internacional do Tejo

Para este sábado está marcado um concerto com obras de Händel, Donizetti e Brahms interpretadas pelo tenor Nuno Oliveira

A encerrar o Festival Internacional do Tejo, em Alcochete, a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa vai estar amanhã, 1 de Julho, no Fórum Cultural do município para um concerto em que serão interpretadas obras de Händel, Donizetti e a Sinfonia nº1 de Brahms.

- PUB -

Com o espectáculo, de entrada livre, a ter início às 21h30, a orquestra será dirigida pelo maestro Tiago Oliveira e contará com a participação no reportório do tenor Nuno Oliveira, vencedor da principal categoria do XIV Concurso Nacional de Canto. As obras a serem apresentadas este sábado foram seleccionadas pelo próprio tenor em conjunto com o professor Emanuel Henriques, isto além da peça de Brahms.

A Orquestra Académica da Universidade de Lisboa foi criada no ano lectivo 2012/2013 com o objectivo de “promover a partilha da música, da cultura e proporcionar um espaço de convívio entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento”, refere nota de Imprensa da Câmara de Alcochete, entidade que conjuntamente com o Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) organiza o Festival Internacional do Tejo.

A criação da orquestra teve também o intuito de assinalar e celebrar a nova Universidade que resulta da fusão da anterior Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa. Assim, a orquestra “veio permitir não só levar o bom nome da Universidade mais longe, mas também enriquecer as valências que os seus elementos, músicos amadores, possuem fora das áreas que diariamente exploram”, refere a mesma nota.

- PUB -

Esta parceria tornou-se possível através de um entendimento com a Orquestra de Câmara Portuguesa, tendo-se então reunido um grupo de 35 músicos, ensaiado pelos maestros João Aibéo e César Gonçalves. A primeira apresentação à comunidade universitária decorreu quatro meses e meio após a criação da orquestra.

Actualmente, a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa conta com 100 músicos que participam em ensaios semanais conduzidos pelos maestros Tiago Oliveira e Jorge Leiria.

Os bilhetes para o concerto de amanhã podem ser levantados no Fórum Cultural de Alcochete e no Posto de Turismo de Alcochete ou no próprio dia do concerto.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -