Município apoia CENSA na construção de creche

Município apoia CENSA na construção de creche

Município apoia CENSA na construção de creche

O Centro Social de São Brás do Samouco (CENSA) vai ter a oportunidade de prosseguir com a construção de uma creche para acolher crianças dos três meses aos três anos, depois do executivo municipal de Alcochete ter aprovado, por unanimidade, a celebração de um protocolo que contempla a entrega de um apoio no valor de 150 mil euros.

O montante, “a pagar em três tranches, nos anos de 2021, 2022 e 2023, em função do cronograma e do prazo de execução da obra”, tem como principal objectivo colmatar “uma necessidade que é sentida pela população da freguesia do Samouco”, referiu a autarquia em nota de Imprensa. No entanto, “o referido apoio financeiro está condicionado à comparticipação estatal no âmbito da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 2.ª Geração (PARES 2.0) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”.

- PUB -

A construção da nova unidade está prevista “para um local central da vila, servido por transportes e de fácil acesso, com proximidade a outros estabelecimentos de apoio social, de saúde e de âmbito recreativo e cultural, bem como a parques urbanos e outros espaços naturais”. Prevê-se, ainda, que o edifício tenha uma área bruta total de 665 metros quadrados e que seja repartido por três pisos.

Para Fernando Pinto, presidente da autarquia alcochetana, este apoio significa “fazer parte da solução e da colaboração estreita com uma IPSS que pretende adquirir um espaço contíguo ao actual edifício que vai permitir aumentar a disponibilidade para acolher mais crianças”.

Por sua vez, a vereadora da Educação e Desenvolvimento Social, Fátima Soares, destacou que “é de uma enorme coragem a direcção do CENSA avançar com esta obra”, tendo em conta que “as IPSS do País atravessam uma crise enorme, aguçada devido à pandemia”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -