12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Incubadora de empresas em Alcochete aponta ao futuro e abre no início de Maio

Incubadora de empresas em Alcochete aponta ao futuro e abre no início de Maio

Incubadora de empresas em Alcochete aponta ao futuro e abre no início de Maio

A Alcochete UP é um espaço que vai acarinhar e permitir desenvolver ideias de negócios. A todo, disponibiliza 24 postos de trabalho 

A incubadora de empresas Alcochete UP vai abrir portas a 4 de Maio. Um espaço aberto a todos os que queiram pôr em prática as suas ideias, e que vai funcionar em pleno no edifício do Fórum Cultural de Alcochete, na Praça da Cultura, a partir de 16 de Junho.

- PUB -

“Estamos a escassos dias de darmos um passo fundamental rumo ao futuro, dotando um espaço que existe no Fórum Cultural de Alcochete, que foi reaproveitado e melhorado no sentido de ali nascer a Alcochete UP, a nossa incubadora de negócios”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, na reunião pública de 26 de Abril.

A Alcochete UP “é uma incubadora municipal, criada num espaço destinado a empresários e empreendedores de qualquer idade, que pretendam dar vida às suas ideias no âmbito das áreas do turismo, cultura e tecnologia”, define a autarquia em nota de Imprensa.

Tem como missão “promover e apoiar o empreendedorismo e a criação de novos negócios”, acrescenta a mesma nota, que refere ainda que este equipamento pretende “posicionar como uma incubadora de referência em Portugal, que concilia a tradição com a valorização e a inovação”.

- PUB -

Com três modalidades distintas, a incubação física, a incubação virtual e cowork, este ‘ninho’ de criatividade e oportunidade empresarial disponibiliza oito postos de trabalho em regime de cowork e 16 em regime de incubação física permanente.

Dispõe de uma sala de reuniões, a ser utilizada mediante marcação, três speed meetings (estruturas para reuniões rápidas) e uma copa.

Quanto a objectivos estratégicos da Alcochete UP, define a autarquia que estes passam por “promover e apoiar o empreendedorismo e a criação de novos negócios, impulsionar a valorização profissional para aumentar a capacidade de resposta local, reter e atrair talento, atrair investimento, garantir cooperação entre os vários agentes económicos”.

- PUB -

Na mesma linha está proporciona e fomentar um “mindset inovador, promover o aumento da rede de contactos e potenciar o dinamismo empresarial, valorizar e optimizar os recursos locais, e reforçar a marca Alcochete como destino de acções de empreendedorismo e de inovação”.

Sublinha ainda a Câmara de Alcochete que este equipamento vem também contribuir “para a meta oito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que é trabalho digno e crescimento económico e integra empreendedores e empresários, membros do Conselho Consultivo, mentores e parceiros”.

Ao longo de todo o ano, todos os munícipes podem contribuir para a criação de novos negócios através das suas ideias. As ideias ficarão centralizadas na “Bolsa de Ideias” e serão cedidas a todos os empreendedores que pretendam encontrar uma oportunidade de negócio identificada.

No que respeita às acções a desenvolver destaque para o bootcamp de ideação e aceleração que se traduz numa capacitação intensiva de desenvolvimento de projectos durante dois dias, sessões de networking, mentoring day mensal caracterizado como dedicado a mentores de empresas especializadas, ações de capacitação, partilha de experiências e boas práticas e iniciativas, além de outros eventos mensais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -