12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Gilteatro volta a subir ao palco em Alcochete com “O Ensaio”

Gilteatro volta a subir ao palco em Alcochete com “O Ensaio”

Gilteatro volta a subir ao palco em Alcochete com “O Ensaio”

O Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Alcochete venceu o 1.º prémio PANOS com uma peça que desafia a sociedade 

O Clube de Teatro o Gilteatro, do Agrupamento de Escolas de Alcochete, vai repor a 18 de Outubro, no palco do Fórum Cultural de Alcochete, às 21h30, a peça de teatro “O Ensaio”, de André Tecedeiro. Peça com a qual ganhou o 1.º prémio PANOS (Palcos Novos Palavras Novas), promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II.

- PUB -

É uma peça que tem algumas semelhanças com o teatro no teatro de Pirandello, num texto onde “não há personagens à procura de um autor” e sim “personagens que representam a Prosophobia e actores e actrizes que se interrogam sobre um texto que mostra uma sociedade que tem medo do progresso e se mantém inalterada com valores morais obsoletos que não acompanham a evolução de mentalidades progressistas e que não tratam toda e qualquer sexualidade como uma condição natural do indivíduo”, lê-se na sinopse.

“Azul e rosa são as cores de uma sociedade distópica que nega a diferença e a diversidade nos homens e nas mulheres. Há mais cores e, se assim não fosse, não haveria o arco-íris com que nos deslumbramos num dia de sol e de chuva”.

O texto de “O Ensaio” pretende assim “desafiar todos os que estão muito cómodos nas suas cadeiras e que, no seu comodismo, não se interrogam nem vêem que a sociedade mudou e que há que respeitar as diferenças que tornam as sociedades mais evoluídas”.

- PUB -

A pergunta e a resposta no final da peça de teatro é um desafio a todos: “Quereremos ser assim?”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -