20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Festival da Fogaça e do Arroz-Doce em Alcochete vai ajudar bombeiros na aquisição de viatura

Festival da Fogaça e do Arroz-Doce em Alcochete vai ajudar bombeiros na aquisição de viatura

Festival da Fogaça e do Arroz-Doce em Alcochete vai ajudar bombeiros na aquisição de viatura

Visitantes vão decidir prémio do Melhor Arroz-Doce 2023, além de terem oportunidade de apreciarem as famosas fogaças de Alcochete 

Dar a conhecer a famosa fogaça de Alcochete e as tradicionais receitas de arroz-doce, além de ajudar os Bombeiros Voluntários de Alcochete, é o objectivo central do 3.º Festival da Fogaça e do Arroz-Doce, que se realiza a 25 e 26 de Novembro, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica 2, 3 – El Rei D. Manuel I.

- PUB -

“Além de possuir um fim gastronómico, o festival possui igualmente uma causa social”, diz Anabela Lopes, presidente da Associação Pétalas D’ideias, instituição de cariz social que promove esta iniciativa.

Com as receitas de arroz-doce a “variarem de sabor e textura de casa para casa”, na edição deste ano participam nove bancas que vão confeccionar este doce no local do festival, que será servido aos visitantes, podendo estes degustarem a quantidade de arroz-doce que desejarem. Uma proposta importante uma vez que os visitantes “vão votar qual o melhor, a que será atribuído o prémio de Melhor Arroz-Doce 2023”, refere Anabela Lopes.

Além de arroz-doce, o evento contará ainda com a presença das fogaças tradicionais do município de Alcochete e com várias bancas de artesanato. A animação ficará a cargo de um elenco variado de artistas do concelho que, desde logo, “se prontificaram a contribuir para a causa”, ou seja, apoiar os bombeiros.

- PUB -

O 3.º Festival da Fogaça e do Arroz-Doce, além de promovido pela Associação Pétalas D’ideias, realiza-se em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcochete, para a qual irá reverter a verba angariada durante o evento para ajudar na aquisição de uma viatura.

A causa social tem sido um dos motes destes festivais de gastronomia tradicional. Assim, na primeira e segunda edição, a verba angariada reverteu para “promover a prática de actividade física junto dos alunos da escola D. Manuel I, através da aquisição de uma tabela de basquetebol e de uma rede de voleibol. Equipamentos estes ainda hoje muito utilizados pelos alunos daquela escola”, lembra a presidente da Associação Pétalas D’ideias.

A organização do festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete e várias empresas.

- PUB -

“A Pétalas D´Ideias tem por principal objectivo contribuir para o bem-estar da população, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições, em espírito de solidariedade humana e social”, realçou a vereadora Maria de Fátima Soares, vice-presidente da autarquia, o ano passado, quando a Câmara Municipal atribui uma verba para apoiar a associação.

Na mesma altura, focou que a mesma “proporciona programas na área da acção social, saúde, educação, ambiente, lazer e cultura, sendo estas desenvolvidas mediante a observância dos princípios do respeito, lealdade, solidariedade, justiça social e humana”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -