Festival com nata do piano pauta-se pelo sucesso

Festival com nata do piano pauta-se pelo sucesso

Festival com nata do piano pauta-se pelo sucesso

|||Ilídio Massacote

Quatro dias com nomes de excelência em actuações, master classes e palestras

 

António Victorino de Almeida a abrir, Tomohiro Hatta a prosseguir e um recital pelos participantes nas master classes de Théodore Paraskivesco a fechar foram apenas três dos momentos que contribuíram para afinar pelo sucesso o 5.° Festival de Piano de Alcochete.

- PUB -

Promovido pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) e pela Escola Superior de Artes Aplicadas, o evento, que arrancou no passado dia 2, fechou ontem com chave de ouro.

Ilídio Massacote, director pedagógico do CRAM, não escondeu satisfação na hora de fazer um curto balanço ao certame que se repartiu entre o Fórum Cultural de Alcochete e a Escola Profissional do Montijo. “Foi excelente. Atingiu um nível de qualidade superior”, resumiu, pouco antes do recital orientado por Paraskivesco, o consagrado pianista de 82 anos que conquistou, entre outros, o prémio Claude Debussy (em 1970) e que foi professor no Conservatório Europeu de Paris.

“Além do concerto dos 70 anos de carreira de Victorino de Almeida e da brilhante actuação de Tomohiro Hatta, com a Orquestra Arco Ribeirinho e sob direcção de Ceciliu Isfan, o evento destacou-se pelas várias master classes e pela qualidade das palestras”, frisou Ilídio Massacote, sem deixar de realçar a palestra protagonizada por Rui Vieira Nery.

- PUB -

Com o alto patrocínio da Presidência da República, o Festival de Piano de Alcochete, apoiado pelo município local, contou também com um recital a quatro mãos a cargo de António Silva e Tiago Nunes.

Uma palestra de Luís Pipa, workshops com Vera Fonte e Luísa Tender, e master classes com Eduarda Parreirinha, António Silva – que substituiu Jill Lawson, impedida de participar por motivos de doença –, além de Paraskivesco, completaram a programação do evento.

Abertura Autarcas da região presentes

Ilídio Massacote, Victorino de Almeida e Fernando Pinto

O concerto de abertura com o maestro António Victorino de Almeida, que encheu a sala do Fórum Cultural, contou com a presença de autarcas de Alcochete, Almada e Montijo. Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, Inês de Medeiros, presidente da autarquia de Almada e filha do maestro, e José Manuel Santos, vereador no Montijo, assistiram ao espectáculo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -