Faleceu José Samuel Lupi, vulto maior do toureio a cavalo

Faleceu José Samuel Lupi, vulto maior do toureio a cavalo

Faleceu José Samuel Lupi, vulto maior do toureio a cavalo

Tinha 90 anos. Foi um dos maiores embaixadores de Portugal lá fora, através da arte de tourear, e personalidade ímpar na comunidade alcochetana

 

Alcochete e o mundo da tauromaquia estão de luto. Faleceu hoje, aos 90 anos, José Samuel Lupi, um dos vultos maiores do toureio a cavalo aquém e além fronteiras.

- PUB -

As mensagens de enternecimento multiplicaram-se na rede social Facebook. Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, foi uma das muitas personalidades que já vieram lamentar a perda de “uma referência maior” da comunidade local, em particular, e do País.

“Hoje perdi um amigo. Alcochete ficou mais pobre, partiu um homem bom a quem a nossa terra muito deve. A história não se esquece. Foi, é e sempre será uma referência maior da nossa comunidade, do País e além fronteiras. Fica o seu legado. Os meus mais profundos sentimentos a toda a família do engenheiro José Samuel Lupi”, publicou o autarca na página que administra naquela rede social.

De igual forma, também os dois grupos de forcados de Alcochete manifestaram pesar pela perda. O Aposento do Barrete Verde lembra a ligação de Samuel Lupi aos órgãos sociais da instituição durante duas décadas.

- PUB -

“Alcochete e o Aposento do Barrete Verde perdeu um dos seus dignos representantes.

Classificado como um dos embaixadores do toureio a cavalo de Portugal e também do concelho de Alcochete, o eng. Samuel Lupi partiu hoje deixando uma parte da sua vida ligada ao movimento associativo em Alcochete, tendo desempenhado durante 20 anos a função de presidente da Assembleia Geral do Aposento do Barrete Verde. A tauromaquia e o Aposento do Barrete Verde ficam sem dúvida mais pobres”, lê-se na página de Facebook do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

O Grupo dos Forcados Amadores de Alcochete também reagiu com pesar na mesma rede social. “Faleceu uma figura ímpar, um senhor, um homem, um amigo, um maestro: o eng. José Samuel Lupi com os seus 90 anos de idade, de exemplos e história que nos marcarão para sempre. Tivemos o prazer e o privilégio de muitas vezes ter a sua companhia e a sua generosidade. Era um homem amável e um enorme exemplo de humildade. Vai deixar muitas saudades nos Forcados Amadores de Alcochete. Muito obrigado por tudo”, sublinham os Amadores de Alcochete.

- PUB -

No concelho vizinho, Montijo, a Associação Tertúlia de S. Pedro lamenta a partida de uma figura incontornável da tauromaquia.

“É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do mestre José Samuel Lupi, um dos grandes homens que fica com o seu nome gravado para sempre na nossa cultura e na tauromaquia mundial”, salientou a Tertúlia de S. Pedro, na sua página do Facebook.

José Samuel Lupi nasceu em 5 de Maio de 1931 em Lisboa. Tirou a alternativa no Campo Pequeno em 1963, apadrinhado pelo mestre João Núncio. Depois construiu um trajecto ímpar, pelas monumentais de todo o mundo, afirmando-se como uma das principais referências do toureio a cavalo e catapultando o nome de Portugal fora de portas.

O SETUBALENSE endereça as mais sentidas condolências à família e amigos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -