Alcochete faz parte das 81 entidades gestoras que foram premiadas nesta categoria comprovando a qualidade da água da torneira
A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) reconheceu o município de Alcochete com a entrega do galardão “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”.
Com esta distinção, a Entidade Reguladora reforça que Alcochete faz parte das 81 entidades gestoras que foram premiadas nesta categoria, “demonstrando que a água da torneira em Portugal continua a ser segura e a ter bons resultados”.
No seguimento deste galardão, a Câmara Municipal salienta o trabalho de toda a equipa do Sector de Águas e Saneamento que “possibilita esta distinção por parte da ERSAR, a qual atesta a qualidade da água para consumo humano que é distribuída pela rede de abastecimento público”.
Entretanto, no final do ano passado, em reunião pública, o executivo municipal aprovou o tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento e resíduos para 2024, que “aumentam somente de acordo com a taxa de inflação de 3,3%, prevista”, refere a autarquia.
Indica ainda que, a curto-médio prazo, existe a possibilidade de “revisão do tarifário” dos referidos serviços no sentido do cumprimento da lei que refere que “o regime de tarifas a praticar pelos serviços públicos de águas visa assegurar tendencialmente e em prazo razoável a recuperação dos investimentos iniciais e futuros”.
Assim, a legislação em vigor “estabelece que os preços a fixar pelos municípios relativos aos serviços prestados e aos bens fornecidos em gestão directa não devem ser inferiores aos custos directa e indirectamente suportados com a prestação desses serviços e com o fornecimento desses bens”.