12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Banda do Samouco cumpre tradição e marca presença em Ayamonte

Banda do Samouco cumpre tradição e marca presença em Ayamonte

Banda do Samouco cumpre tradição e marca presença em Ayamonte

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense foi convidada a juntar-se à ‘Fiesta de Las Angustias’

 

Para cumprir a tradição antiga, que remonta a 1978, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense marcou presença na abertura da ‘La Fiesta de Las Angustias’, em honra da Nossa Senhora das Angústias.

- PUB -

A comitiva espanhola deslocou-se, juntamente com a Banda de Ayamonte, a Vila Real de Santo António em Portugal para convidar as entidades oficiais e a população a juntar-se a esta festa secular que une os dois países, os dois lados do rio Guadiana, numa única festa.

Em declarações a O SETUBALENSE, Dário Moura, presidente da direcção da Banda do Samouco, explicou que as duas bandas estabeleceram laços de amizade muito fortes, sendo que desde 1996 que a participação da Banda do Samouco é continua.

“Quando chegamos a Ayamonte sentimos que chegamos a casa”. É desta forma que Dário Moura descreve o momento da chegada a terras espanholas. O presidente da banda explica que a Banda de Ayamonte foi esperá-los a Vila Real de Santo António, tendo prosseguido viagem de barco para Ayamonte, onde tocaram o hino Nacional à chegada, sendo hasteada a bandeira de Portugal.

- PUB -

Dário Moura descreve as festas como possuidoras de animação de rua, concertos e uma “tradição muito forte em termos religiosos”. O povo de ayamonte oferece flores à virgem hoje, sendo essas flores servem para ornamentar a procissão que sai à rua. A Banda do Samouco vai deslocar-se às ruas principais, onde é sempre “muito acarinhada pelo povo do Ayamonte”, confessa Dário Moura.

O presidente da banda esclarece que esta foi a primeira vez que o executivo da Câmara Municipal de Alcochete acompanhou a banda, esclarecendo também que a deslocação da banda teve o apoio da edilidade alcochetana.

Os elementos da banda estiveram alojados num pavilhão em Ayamonte, sendo que com eles levaram cozinheiros, uma arca frigorifica e alimentos, estando desta forma “auto-sustentados”.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a autarquia de Alcochete explica que a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense foi, uma vez mais, convidada a juntar-se às festividades e, a partir de Vila Real de Santo António, juntou-se, com “grande honra”, à comitiva que rumou a Ayamonte de barco.

“Uma multidão aguardava as entidades oficiais e as bandas dos dois países para os acompanhar até junto do edifício do Ayuntamento de Ayamonte onde se ouviu, com emoção, o hino nacional de Portugal, o hino da região da Andaluzia, o hino nacional de Espanha e o Pasodoble de Ayamonte interpretado com grande entusiasmo pela banda do Samouco”.

Alcochete fez-se representar, “neste momento único”, por Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, e por Leonel Fina, presidente da Junta de Freguesia do Samouco.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -