23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Alcochete investe quase 16 mil euros para motivar crianças a usarem bicicleta na mobilidade regular

Alcochete investe quase 16 mil euros para motivar crianças a usarem bicicleta na mobilidade regular

Alcochete investe quase 16 mil euros para motivar crianças a usarem bicicleta na mobilidade regular

Programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo” enquadra-se nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

Para promover a mobilidade sustentável, a Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, implementou este ano lectivo o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, o qual foi desenvolvido com o “objectivo de fomentar a expressão do ciclismo como importante prática de mobilidade ecológica”, explica a autarquia. Ao mesmo tempo, pretende-se fomentar a “expansão e notoriedade desta actividade no concelho de Alcochete.

- PUB -

Para sensibilizar e capacitar as crianças para a utilização deste meio de mobilidade, a autarquia adquiriu 98 bicicletas, e outros tantos capacetes, além de múltiplas toucas descartáveis, isto num investimento de 15 833,53 euros. Ou seja, para facilitar o acesso à prática de todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete, a câmara comprou um kit de 17 bicicletas, e 17 capacetes, por escola.

Inserido no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, é também uma das medidas integrada no Programa Operacional Lisboa 2020, na prioridade de Investimento 10.1:0020Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.

A 28 de Março, o Centro Escolar de São Francisco e a Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco receberam um conjunto de demonstrações deste programa, às quais assistiram, além do professor coordenador do Desporto Escolar, Agostinho Silva, O presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, a vereadora Fátima Soares, responsável pelo pelouro da Educação, e a adjunta do director do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Marília Alegria.

- PUB -

Este programa “tem permitido às crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Alcochete aprenderem a utilizar a bicicleta como meio de mobilidade, assim como a aprender a circular em segurança, sensibilizando-as e educando-as para uma cidadania mais responsável e proativa na prática de uma actividade sustentável”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -