28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMunicípio de Alcochete aprova apoio a idosos para compra de medicamentos

Município de Alcochete aprova apoio a idosos para compra de medicamentos

Autarquia revela que a ajuda financeira é até um montante máximo de 250 euros por idoso relativamente à parte não comparticipada pelo Estado

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete, vai apoiar 80 idosos carenciados do concelho na compra de medicamentos, uma medida que corresponde a um investimento de 20 mil euros, anunciou a autarquia.

A medida foi aprovada em reunião de câmara, na quarta-feira, e dá seguimento a um programa que existe desde 2022 de apoio a idosos com idade igual ou superior a 65 anos com carência económica.

De acordo com a Câmara de Alcochete, a ajuda financeira é até um montante máximo de 250 euros por idoso relativamente à parte não comparticipada pelo Estado.

- PUB -

As candidaturas a este apoio decorrem entre 05 e 29 de Fevereiro, através de formalização de inscrição no Sector de Acção Social do município.

O Programa de Comparticipação de Medicamentos a Idosos Carenciados (PCMIC) tem como objectivo promover a igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde e promover a longevidade dos grupos etários mais vulneráveis, ajudando na aquisição de medicamentos.

No ano passado, o PCMIC apoiou 80 idosos em situação de carência económica, o que representou um encargo municipal de 17.808,13 euros, indicou a autarquia.

- PUB -

Em reunião de câmara foi ainda aprovado um contrato-programa com a Associação para o Desenvolvimento de Alcochete (ADA) para a execução dos projectos “Empodera-te” e “Hub Social”, inscritos no Plano de Acção da Operação Integrada Local Alcochete – Bairro do Passil.

Estes projectos vão decorrer durante este ano e contam com a comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do Investimento “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”.

A ADA vai prestar apoio na promoção e prevenção nas áreas da violência e igualdade de género através de um plano de formação “Indoor” e “Outdoor”, em colaboração com as entidades parceiras, na consciencialização dos jovens para a importância do empreendedorismo, desenvolvimento de competências empreendedoras pessoais e sociais, na promoção da empregabilidade juvenil e criação do auto-emprego assim como na criação de micronegócios sociais.

O contrato-programa prevê uma verba de 80.300 euros para o projecto “Hub Social” e 18.793,44 para o projecto “Empodera-Te”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -