3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer do Sal vai acolher 271 peregrinos em espaços municipais

Alcácer do Sal vai acolher 271 peregrinos em espaços municipais

Crentes vão conhecer espaços da cidade e têm entrada gratuita na Cripta Arqueológica

 

- PUB -

O município de Alcácer do Sal vai acolher, alojar e acompanhar 271 peregrinos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que se realiza de 1 a 6 de Agosto em Portugal. Os crentes de várias nacionalidades vão estar no concelho de 26 de Julho a 1 de Agosto para viver os Dias na Diocese (DnD) na Paróquia de Alcácer do Sal e na Arquidiocese de Évora.

Os peregrinos vão pernoitar no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Alcácer do Sal e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica Pedro Nunes, espaços cedidos pela câmara municipal.

Vão também ter refeições que serão asseguradas no refeitório do mesmo estabelecimento de ensino – à excepção do jantar de 26 de Julho que será assegurado pela Unidade Pastoral no Santuário do Senhor Jesus dos Mártires.

- PUB -

A informação foi divulgada ontem pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal que aprovou unanimemente, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração e apoio entre o Comité Organizador Diocesano – COD Évora e o município.

“Considerando o mútuo interesse das partes, no acolhimento a peregrinos estrangeiros para o mencionado evento [JMJ] e para a promoção do país e o desenvolvimento cultural e económico da região e do país, é celebrado o presente Protocolo de Colaboração e Apoio” refere-se no documento votado ontem.

O município terá assim de “prestar apoio logístico e cooperar para a dinamização das actividades previstas na programação local dos Dias na Diocese, que irão decorrer na Paróquia de Alcácer do Sal”.

- PUB -

Cripta com entradas gratuitas

Na mesma reunião foi decidido que, durante o período em que os peregrinos estiverem em Alcácer do Sal, a entrada na Cripta Arqueológica vai ser gratuita.

“Propõe-se que o acesso à Cripta Arqueológica seja gratuito para os voluntários e peregrinos inscritos na JMJ, durante o tempo em que estes permaneçam em Alcácer do Sal, uma vez que será estabelecido um Protocolo de Cooperação e Apoio entre o Município, a Arquidiocese de Évora e o Departamento Pastoral Juvenil, com incidência na Paróquia de Alcácer do Sal”, explica o documento também aprovado por unanimidade.

 

FIÉIS | Programa com cinco dias

Já estão planeados os seis dias em que os peregrinos estrangeiros vão estar por Alcácer do Sal, com início logo a 26 de Julho, onde se espera pelas 19h00 a chegada de um autocarro com peregrinos franceses.

A 27 de Julho espaços culturais como a Cripta Arqueológica e o Museu Pedro Nunes vão estar abertos para usufruto dos crentes para “uma prova de orientação que dará a conhecer toda a cidade.

No dia 28 de Julho vão ser distribuídas “pagelas” – uma estampa com impressão de uma imagem e de uma oração. No período da manhã de dia 29 de Julho os peregrinos vão conhecer a Praia da Comporta “pelo que será necessário garantir o transporte de aproximadamente 80 peregrinos do Paraguai e do Brasil”. A canoagem e a natação vão fazer parte dos planos da tarde.

A 30 de Julho os 271 fiéis integram o Festival de Sabores do Sado, que se realiza em Alcácer do Sal, e no dia 31 rumam a Lisboa para as JMJ, depois do pequeno-almoço.

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -