27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalVítor Proença quer excepção para pescadores e escreve ao ministro do Mar

Vítor Proença quer excepção para pescadores e escreve ao ministro do Mar

Nova portaria aprovada a 10 de Abril, que passou a proibir a pesca ao fim-de-semana, veio “prejudicar imenso o sustento das famílias” das comunidades piscatórias locais

 

- PUB -

 

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, quer que o Governo aprove urgentemente um despacho excepcional à recente portaria (n.° 88-B/2020, de 10 de Abril) que veio proibir a pesca ao fim-de-semana aos pescadores do Estuário do Sado.

Disso mesmo o autarca deu conta ao ministro do Mar, Rui Serrão Santos, por escrito, em carta datada de 22 de Abril. Na missiva, Vítor Proença manifestou ao governante “profundo descontentamento e discordância” pela aprovação da portaria de 10 de Abril, que “passou a proibir a pesca ao fim-de-semana aos pescadores do Estuário do Sado, em particular às comunidades piscatórias da Carrasqueira, Comporta e Possanco”, pode ler-se no documento que foi publicado no site da autarquia.

- PUB -

Vítor Proença vincou que a portaria “vem prejudicar imenso o sustento das famílias”, e propôs que, “pelas consequências graves que tem na economia das comunidades locais, deve ser urgentemente aprovado um despacho excepcional” à referida portaria. Até porque, reforçou, “a base do sustento das famílias das comunidades piscatórias é a pesca sazonal do choco, que decorre entre o final do Inverno e o início do Verão”.

Segundo a edilidade, a carta do autarca foi enviada com conhecimento ao secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, aos grupos parlamentares da Assembleia da República, à Junta de Freguesia da Comporta, à presidente da Assembleia Municipal, Maria Antónia Mendes, e a instituições da freguesia da Comporta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -