29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAbaixo-assinado com 4370 assinaturas entregue na AR pela escola de Fernão Ferro

Abaixo-assinado com 4370 assinaturas entregue na AR pela escola de Fernão Ferro

Autarquia diz que Fernão Ferro tem população mais do que suficiente a justificar a construção de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária na freguesia, mas o Ministério da Educação parece não estar atento

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, entregou em mãos ao vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, um abaixo-assinado com 4 370 assinaturas a reivindicar a construção, urgente, de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em Fernão Ferro.

- PUB -

Acompanhado por uma comitiva composta por elementos da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, pais e encarregados de educação de alunos das escolas desta freguesia, Joaquim Santos expressou a António Filipe que a falta desta escola representa “um grave problema numa freguesia com mais de 20 mil habitantes, com muitos casais jovens e muitas crianças que necessitam de ter uma resposta por parte do Ministério da Educação ao nível do segundo e do terceiro ciclo e também do ensino secundário”.

No encontro, o presidente da Câmara do Seixal lembrou que não existem escolas destes níveis de ensino em Fernão Ferro, e que não tem conseguido resposta por parte do Ministério da Educação às solicitações da comunidade local. Perante este silêncio, foi decido, em conjunto, “avançar com a petição que será agora discutida na Assembleia da República”, complementou.

Em nota de imprensa, a autarquia recorda que “no ano lectivo 2018-2019, a freguesia de Fernão Ferro contava com 125 crianças na educação pré-escolar e 625 alunos no 1.º ciclo, distribuídos por três jardins-de-infância e três escolas básicas de 1.º ciclo”.
Com este quadro considera que “a construção desta escola é urgente, tendo em conta que os encarregados de educação dos alunos que frequentam as três escolas básicas da freguesia são obrigados a procurar oferta educativa muitas vezes no concelho vizinho, dada a inexistência de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, neste território”.

- PUB -

A Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, que abrange as escolas da freguesia de Fernão Ferro, conta actualmente com 10 turmas a mais do que a sua capacidade, o que a torna “insuficiente para garantir os interesses dos munícipes desta freguesia e garantir o direito a uma escola pública e de qualidade para todos”, cita o documento.

Perante esta situação, a construção de novas escolas na freguesia de Fernão Ferro “é indispensável, de modo que se suprimam as insuficiências existentes e se enquadrem os alunos nestes graus de ensino, tendo a autarquia disponibilizado o terreno para a sua construção”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -