20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalNavio-escola Sagres promete atrair milhares à Semana do Mar

Navio-escola Sagres promete atrair milhares à Semana do Mar

São esperados milhares de visitantes no navio mais emblemático da Marinha Portuguesa, que comemora 80 anos este mês e terá honras de fogo-de-artifício no sábado à noite. Iniciativas da Semana do Mar 2017 terminam no domingo

 

- PUB -

O Navio-Escola Sagres da Marinha Portuguesa entrou na barra do Porto de Setúbal ontem (quinta-feira) ao final da tarde, atracou no Cais 2 onde o esperavam centenas de pessoas e é lá que vai permanecer aberto a visitas públicas até ao próximo sábado, dia 7. O emblemático navio português, que comemora 80 anos no dia 30 de Outubro, é uma das atracções principais da Semana do Mar 2017, que celebra a relação da cidade com o rio e valoriza a economia do mar com música, street-food, visitas a navios e passeios de barco até domingo.

“Estamos a contar com muitos milhares de pessoas até domingo”, foi assim que o comandante António Camilo partilhou com o DIÁRIO DA REGIÃO as expectativas da Marinha sobre a adesão dos setubalenses e turistas às visitas ao navio-escola, atracado no Cais 2 do Porto de Setúbal pela quarta vez neste evento. Os representantes das entidades organizadoras do evento, a Câmara Municipal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foram recebidos a bordo com os habituais cumprimentos e com um cocktail festivo.

A chegada a Setúbal, pela beleza da paisagem e pelo facto de alguns membros da guarnição serem da cidade, teve para todos um gosto de especial. “Houve várias embarcações que nos acompanharam deste a entrada na barra e tínhamos milhares de pessoas a observar-nos, umas nas praias, outras nos pontos mais altos, e na praia de Albarquel. É um porto que nos recebe sempre bem e um anfiteatro belíssimo”, elogiou o comandante António Camilo.

- PUB -

Já guarnecido a nível logístico e ornamentado com luzes decorativas nos mastros, o navio abriu passagem às primeiras centenas de pessoas que tiveram curiosidade em pisar o convés desta que é uma verdadeira embaixada portuguesa por todo o mundo.

VISITAS. Os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz também podem ser visitados à noite.


Sagres, Creoula e o Santa Maria Manuela comemoram 80 anos

Os navios Creoula e Santa Maria Manuela, que tal como o Vera Cruz chegam esta sexta-feira para se juntarem ao Navio-Escola Sagres, comemoram 80 anos de existência no dia 30 de Outubro – foram lançados ao mar em 1937 – e “será provavelmente a primeira vez que três navios com 80 anos vão estar no mesmo porto”, segundo o comandante do navio Sagres.

- PUB -

A propósito da efeméride, haverá um espectáculo de fogo-de-artifício no sábado, às 22h, junto do Cais 2. Quem quiser visitar as embarcações pode fazê-lo, gratuitamente, durante sexta-feira, dia 6, das 16h às 23h e no sábado das 10h às 23h. No domingo, os quatro navios partem às 10h30. A iniciativa Veleiros ao Luar: Street Food & Music acontece sexta-feira e sábado das 10h às 00h e no domingo até às 13h, com animação musical à noite.

A Semana do Mar Setúbal 2017 proporciona ainda passeios de barco no rio Sado em embarcações tradicionais, nos dias 5, 6 e 7, com saídas às 10h30 e às 14h30. A iniciativa, gratuita, tem inscrições no site Visit Setúbal. Mais informações pelo telefone 265 545 010.

Baptismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, sexta-feira e sábado das 10h às 18h (inscrições no stand da APSS instalado no Cais 2) e experiências náuticas e baptismos de mar entre as 10h30 e as 16h00 (mediante inscrições em www.biocenter.pt; informações pelo contacto 969 455 033) fazem igualmente parte do programa da Semana do Mar 2017. O programa detalhado pode ser consultado aqui.

 

Fotografias: Câmara Municipal de Setúbal
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -