27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 1000Figuras e Factos de 2022Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Seixal

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Seixal

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

- PUB -

Figura do Ano 

Paulo Silva

Aos 55 anos, Paulo Silva tomou as rédeas do governo da Câmara do Seixal depois do seu camarada comunista Joaquim Santos se ter demitido. Vice-presidente do executivo CDU, cedo começou a ser falado como substituto do seu antecessor quando este, depois de 20 anos de funções autárquicas, foi eleito para o terceiro mandato. Em Setembro de 2022, afirmava a O SETUBALENSE que “a única certeza é que se o meu partido [PCP] confiar em mim, e se a CDU ganhar as eleições autárquicas no concelho do Seixal em 2025, serei o presidente da Câmara Municipal. Até lá, é apenas especulação”.

- PUB -

Mas os dias foram rápidos, e pouco depois Joaquim Santos anunciou que a sua cadeira seria ocupada por Paulo Silva. Agora, o novo presidente tem pela frente dar continuidade ao projecto da CDU e o desafio de vencer as autárquicas de 2025.

 

Facto do Ano

- PUB -

Renúncia de Joaquim Santos

Com o PS a conquistar votos à CDU nas autárquicas de 2021, no Distrito de Setúbal, Joaquim Santos conseguiu segura o Seixal na gestão comunista, embora com maioria relativa. Com anos de experiência na autarquia seixalense como vereador, partia assim para o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal.Com a lei da limitação de mandatos a bater-lhe à porta, já se sabia que não seria candidato às autárquicas de 2025, pelo que era comentado que, entretanto, iria deixar a cadeira da presidência; e foi o que aconteceu em Setembro de 2022.

Anunciou que queria dedicar-se mais à vida familiar e actividade profissional, afirmou que continuaria ligado ao partido, e deu espaço e tempo ao seu substituto, Paulo Siva, para preparar o terreno para tentar segurar o concelho na gestão da CDU.

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -