28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000167º aniversárioBenedita Formosinho: A designer de moda setubalense que já vestiu Cristina Ferreira

Benedita Formosinho: A designer de moda setubalense que já vestiu Cristina Ferreira

Aos 28 anos, Benedita Formosinho tem uma marca de moda própria, com atelier na Baixa de Setúbal e ambição para chegar aos quatro cantos do mundo. Sempre com a cidade no coração e a natureza em pano de fundo

 

- PUB -

Benedita Formosinho chega ao seu atelier, vizinho da Casa da Cultura, uns minutos antes de o relógio marcar as dez da manhã. À hora certa abre a porta de vidro, ajusta os estores e nesse momento a luz natural inunda o pequeno espaço onde passa muitas horas do seu tempo. É assim todas as manhãs desde que a jovem setubalense inaugurou o espaço em nome próprio, na Baixa de Setúbal, fez em Maio quatro anos.

As janelas do chão ao tecto funcionam como montra, permitindo a quem passa na rua aproximar-se e ver as peças de roupa expostas, mas também o trabalho que a designer de moda realiza, ali mesmo, sentada num banco alto, numa mesa com tampo de vidro. Sendo a zona central do atelier o epicentro do processo criativo, é possível parecer desarrumada, com folhas, papéis e bocados de tecidos sobrepostos.

“É aqui que tudo acontece e quando o sol bate, para criar, é perfeito”, conta a jovem, preparando-se para dedicar uns minutos de conversa à reportagem d’ O SETUBALENSE. Presença discreta é a do Pantufa, um beagle dócil que gosta de roer objectos e de se deitar debaixo de outra mesa de trabalho. “De vez em quando trago-o para o atelier”, justifica. A cadela Vicky completa a família canina.

- PUB -

Benedita Formosinho tem 28 anos e é a mais velha de três irmãos. Fala com orgulho e desenvoltura do trabalho que desenvolve e revela-se bastante humilde, por um lado, e lisonjeada por outro, ao perceber que, nesta fase da carreira, é já uma inspiração para outros tantos jovens e “pessoas formadas na área da Moda”, que até já lhe pediram oportunidades para estagiar no atelier. Mas, afinal, qual foi o início deste percurso?

“A minha mãe é bióloga, doutorada em Microbiologia e sempre trabalhou na área; e o meu pai é chefe de vendas de automóveis há muitos anos. Talvez o meu gosto pelas artes tenha vindo da minha mãe, pois ela sempre gostou de restaurar móveis, pintar e conjugar peças de roupa”, conta. Por outro lado, o facto de as avós materna e paterna serem costureiras também pode ter tido “influência” nos gostos em criança.

Afinal, brincava enquanto via a avó materna a costurar. “Os meus pais dizem que pode estar nos genes”. “Não tenho aquela história de ser pequenina e fazer roupa para as bonecas. Simplesmente gostava muito da parte artística, de desenhar objectos e fazer artes manuais, mas não necessariamente roupa. Nunca pensei, propriamente, em ser designer de moda. Foi uma coisa que foi acontecendo aos poucos, de forma natural”.

- PUB -

Entre desenhar roupas e paisagens à vista – passatempo que lhe permitia “relaxar” e “treinar a técnica” – e perceber que gostava de desenhar as próprias roupas, foi um passo curto. A escolha da área de Artes para seguir os estudos no 10.º ano “foi pacífica”, lembra. “Os meus pais sempre me apoiaram, apesar de ser uma área incerta e instável, e nessa altura eu ainda não tinha noção de que queria seguir Design de Moda”.

Quando se candidatou ao ensino superior, Benedita Formosinho escolheu o curso de Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. “Arrisquei um bocado, mas nas primeiras semanas na faculdade senti que estava a fazer o que gostava. Estudei Desenho, Artes, Geometria Descritiva, História de Arte e percebi que quando estudamos e trabalhamos naquilo que gostamos estamos no sítio certo”.

Após a licenciatura, estagiou no atelier de Ricardo Preto, um dos seus “designers portugueses favoritos”. Foi uma época de aprendizagem em contexto real de trabalho e em que pôde preparar desfiles, entrar no universo da ModaLisboa, fazer desenhos técnicos e styling de peças (conjugação de peças para um look). A jovem passou ainda pelo atelier de uma figurinista, onde descobriu que não se identificava com essa área.

A criação da marca

A ideia de criar uma marca própria e de arranjar um espaço começou, então, a ganhar força, ainda que Benedita considerasse que não era o momento certo. “Nessa altura eu já desenhava as minhas peças, comprava tecidos, punha-me a costurar e conseguia vender as peças numa loja em Lisboa, mas tinha receio. Queria estruturar melhor as coisas”, conta a O SETUBALENSE. A mãe foi quem a encorajou a dar o passo.

“O meu quarto era o meu atelier, tinha uma cama, um chariot e uma secretária”, descreve a jovem, entre sorrisos, sentada no atelier que acabou por encontrar na Baixa. Foi ali que apresentou uma primeira colecção “com muita cor e muito poucas quantidades”, confeccionada com a ajuda de algumas costureiras de Setúbal. Com o tempo e a experiência, a palete colorida foi dando espaço natural aos tons claros e crus.

“Gosto de me inspirar em criações artísticas como quadros, em formas da natureza e de explorar formas geométricas, e acho que isso acaba por se reflectir nas peças, muito rectas, com assimetrias e contrastes de materiais. Tudo com um estilo muito minimalista. Não ando propriamente à procura da inspiração, até porque há dias em que não surge nada e outros dias em que acordo cheio de ideias para apontar”, confessa.

São peças “minimalistas e intemporais” pela escolha dos materiais, do design e dos tons, explica. No fundo, peças que se conseguem conjugar bem com outras que as pessoas já têm no guarda-roupa. “Os tons crus já fazem parte da marca”, acredita Benedita, e de facto basta dar uma vista de olhos pela loja para perceber que quase nenhumas divergem dessa paleta, à excepção das da colecção-cápsula que lançou.

“São peças em preto obtido com tingimento natural, que fiz com um atelier de Lisboa. Não dá para fazer em grande escala, porque é um processo manual muito demorado”, explica. Isto porque produzir roupas escuras é “muito pouco amigo do ambiente”. Adoptando políticas de diminuição do impacto ambiental da indústria da Moda, Benedita Formosinho começou a privilegiar o uso de fibras naturais como linho, algodão e burel.

A noção de sustentabilidade acompanha-a em tudo o que faz, sobretudo quando se desloca às fábricas no Norte do país para escolher os tecidos para as suas peças – muitas vezes, acaba por comprar tecidos excedentes de outras grandes produções. Gerir as redes sociais, responder a emails, embalar encomendas, gerir stocks e dar seguimento à produção são outras das tarefas que ocupam o seu dia-a-dia de empresária, com a mãe a ajudá-la a tempo inteiro.

O trabalho dedicado e talentoso tem dado frutos. Em 2020, foi um dos 10 jovens criadores seleccionados para integrar o desfile Sangue Novo da ModaLisboa, que destaca anualmente os criadores emergentes nesta área. Outro dos motivos de satisfação é poder dizer que a Cristina Ferreira já vestiu peças por si desenhadas, na televisão e nas redes sociais. A par disso, são já muitas as actrizes e influencers que a procuram.

O próximo passo é apostar na internacionalização da marca, que já tem peças à venda no Canadá, Áustria, Alemanha e França. “É um caminho que leva tempo”, reconhece Benedita, mas que já tem como estratégia “participar em mais feiras internacionais, para chegar a novos públicos, aumentar a produção e as vendas”. E, aos poucos, representar Setúbal além-fronteiras, na área da moda, como uma jovem designer bem-sucedida.

Benedita Formosinho à queima-roupa

Idade: 28 anos
Naturalidade: Setúbal
Residência: Setúbal
Área: Design de Moda

“Nunca pensei em ser designer de moda. Foi acontecendo aos poucos, de
forma natural”

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -