23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Junta de Barreiro/Lavradio lança projecto que já é visto como uma causa de todos

Junta de Barreiro/Lavradio lança projecto que já é visto como uma causa de todos

Junta de Barreiro/Lavradio lança projecto que já é visto como uma causa de todos

Recolha de monos, higienização das envolventes dos contentores e estratégia de sensibilização com o contributo da comunidade dão sinais positivos

 

Gabriela Soares, presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, idealizou e o projecto nasceu. Foi acolhido por Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Apesar da tenra idade, a iniciativa “Freguesia Verde”, sob o lema “Lixo na rua não, tu fazes parte da solução”, começa a ser vista como uma causa de todos e o efeito ao nível da higiene urbana já se faz notar. “Já está a dar excelentes resultados”, diz a autarca.

- PUB -

Combater o problema da deposição incorreta de resíduos e monos é o objectivo do projecto que a junta lançou e que engloba várias vertentes. Foram adquiridas ferramentas de higienização e uma viatura, com comparticipação de 50% por parte do município, para recolha de monos. Além dessa, a junta adquiriu uma outra viatura e foi constituída uma equipa, com um funcionário municipal e um outro da freguesia, para a execução dos trabalhos. A medida tornou possível a recolha não agendada de monos na freguesia e a higienização das envolventes dos contentores.

“Além do trabalho regular da câmara, nós temos mapeadas as zonas ‘negras’, aquelas onde há mais deposição indevida de resíduos. Onde nós vamos, a câmara não vai. Trabalhamos numa lógica de complementaridade”, explica Gabriela Soares.

Mas o projecto não se esgota aí. A sustentá-lo estão também acções de consciencialização a envolver a comunidade. “Lançamos vídeos de sensibilização nas redes sociais, com a participação, o contributo, de munícipes e dirigentes associativos que se disponibilizaram a trabalhar connosco e a dar a cara por este projecto. Até à Primavera esses conteúdos vão sendo publicados nas redes sociais”, salienta a presidente da junta.

- PUB -

As acções de sensibilização são ainda reforçadas com a distribuição de informação junto da população, “envolvendo comerciantes, IPSS e escolas”, sempre na perspectiva de alcançar “uma mudança de comportamentos”, por um lado, e de criação de “soluções de futuro”, por outro. No que toca à consciencialização, o projecto “Freguesia Verde”, dinamizado pela junta, culminará com uma manifestação de rua a cargo das crianças das escolas de 1.º ciclo. “Vão insurgir-se contra a indevida deposição de lixo nas ruas, no final deste ano lectivo”, revela a edil.

“Nós fazemos a nossa parte, mas os munícipes também têm de fazer a sua. Têm de compreender que este é um problema de todos. Não basta colocar fotografias no Facebook da rua que está suja. Se está é por dois motivos: primeiro, não houve uma boa recolha de resíduos; depois, as pessoas não fizeram a sua parte, de colocarem o lixo no lixo”, conclui Gabriela Soares.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -