10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Vitoriano Pedro Afonso conquista medalha de bronze na Eslovénia

Vitoriano Pedro Afonso conquista medalha de bronze na Eslovénia

Vitoriano Pedro Afonso conquista medalha de bronze na Eslovénia

Velocista, de 16 anos, concluiu prova de 200 metros com o tempo de 21,41 segundos

 

 

Pedro Afonso, jovem atleta do Vitória FC, escreveu no fim-de-semana mais um capítulo extraordinário na época de sonho que está a realizar, tanto a nível de clube como com as cores nacionais. Ao serviço de Portugal, o velocista, de 16 anos, ganhou a medalha de bronze na final dos 200 metros no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorre em Maribor, na Eslovénia.

Com 21,41 segundos, o setubalense só foi batido pelo suíço Akira Eghagha, que conquistou o ouro com 21,07, enquanto a prata foi para o lituano Danielius Vasiliauskas, que percorreu a distância em 21,20 segundos. O velocista vitoriano partiu na pista sete, e mostrou a sua garra quando tinha o atleta da Lituância perto de si, mas este e o suíço já vinham mais embalados, acabando este último por triunfar.

Antes de atingir a final dos 200 metros, Pedro Afonso já tinha na meia-final batido o seu recorde pessoal (21,28 segundos), sendo segundo classificado com a marca de 21,25 segundos (vento: +1,5 m/s), um recorde pessoal que o levou na altura ao segundo lugar do ranking português de sempre, atrás de Luís Barroso que correu a distância em 21,17 segundos em 1983.

Os resultados obtidos pelo atleta ganham relevo pelo facto de ainda ser juvenil de primeiro ano. Nascido a 10 de Janeiro de 2007, o talento já evidenciado pelo velocista do Vitória levam os responsáveis pela modalidade a ver nele uma das principais promessas do atletismo nacional. A prová-lo estão os resultados obtidos nas competições em que tem marcado presença.

Entre os principais feitos alcançados na época pelo velocista destacam-se a conquista do título nacional do escalão em 100 e 200 metros, sendo ainda campeão sub-20 na mesma distância e vencedor do Olímpico Jovem em 100 metros, além de outros feitos em competições em que corre muitas vezes contra adversários mais velhos e experientes, como aconteceu agora na cidade de Maribor.

 

 

Desclassificação em estafetas impede segunda medalha

 

No Festival Olímpico da Juventude Europeia, Pedro Afonso só não regressou a Setúbal com mais uma medalha na bagagem porque o quarteto português formado por Denis Hrabar, André Reis, Pedro Afonso e Rui Serras terminou em segundo lugar na final da estafeta ‘medley’, mas foi desclassificado. “A última jornada do FOJE, que decorre na Eslovénia, foi da alegria à tristeza em alguns minutos. Tudo devido à estafeta medley”, realçou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) no portal da internet.

“Comemorava-se em pleno estádio quando chegou a notícia da desclassificação da formação portuguesa, por protesto da formação italiana, que chegara em quarto lugar. Depois, Portugal apresentou igualmente um protesto, que foi julgado improcedente, e assim a equipa lusa perdeu a medalha de prata e aquela que seria uma nova melhor marca nacional de sempre (1.53,03 minutos)”, escreveu a FPA.

O revés em nada beliscou a prestação do velocista Pedro Afonso, cujo bronze alcançado nos 200 metros contribuiu para que Portugal alcançasse um total de cinco pódios na Eslovénia (um ouro, do nadador Rafael Mimoso na prova dos 200 metros bruços, e quatro bronzes, dos tenistas Gonçalo Castro e Salvador Monteiro em pares masculinos, dos judocas Mariana Silveira em -57 kg e Rodrigo Janeiro em -66 kg, e, claro, de Pedro Afonso nos 200 metros).

Orgulhoso do desempenho do seu atleta, o Vitória assinalou o momento, destacando o “extraordinário tempo de 21,41 segundos” nos 200 metros. O clube também já tinha dias antes enumerado os resultados que comprovam a ascensão meteórica de Pedro Afonso. “Tem sido uma época de sonho, superação e conquistas para o nosso atleta Pedro Afonso, que com apenas 16 anos, tem alcançado inúmeros “1.º Lugar” nos pódios, representando ainda a Federação Nacional de Atletismo”.

“Entre muitas outras conquistas recentes, destacam-se as seguintes: campeão Nacional de juvenis; campeão Nacional júnior, sendo o melhor de sempre na sua idade, nos 200 metros; 3.ª melhor marca Nacional no ranking de todos os escalões desde juvenil a sénior.; no passado dia 11 de julho, conquistou ainda o 1.º lugar no Athletics Youth Meeting SL Benfica, com o fantástico tempo de 10,76 segundos”, lê-se na nota emitida.

Finalizando o texto com um agradecimento: “obrigado Pedro, por continuares a levar e elevar o nome do Vitória em todas as provas e competições em que participas. Não há meta limite para o orgulho que qualquer vitoriano sente, em ver-te triunfar com o nosso emblema ao peito”.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -