27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesporto 2Árbitros, jogadores e treinadores analisam momento actual do futebol português

Árbitros, jogadores e treinadores analisam momento actual do futebol português

Henrique Carvalho, presidente do Núcleo, realça a forte adesão da juventude à arbitragem mas salienta que se deve mudar o paradigma para evitar desistências

 

- PUB -

 

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, o mais antigo do país, comemorou na passada sexta-feira, o seu 64.º aniversário com a realização de um colóquio sobre futebol que juntou no mesmo painel árbitros, treinadores e jogadores e serviu também para homenagear o sócio fundador, José Luís Tavares, recentemente falecido.

 

- PUB -

O local da realização do evento – o auditório do edifício da Câmara Municipal do Seixal, estava repleto e entre a assistência, como convidados estavam diversas personalidades, nomeadamente Bruno Santos, vereador do pelouro de desporto da Câmara Municipal do Seixal; José Carlos Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Almada; Lucílio Batista, do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol; Nuno Roque, da APAF; Luís Ramos, presidente do Conselho de Arbitragem da AFS e Francisco Cardoso, presidente da direcção da Associação de Futebol de Setúbal.

 

O colóquio que foi moderado por Gonçalo Monteiro, jornalista da Sport TV contou com a participação de André Narciso, árbitro da primeira categoria nacional; Tiago Batista, jovem árbitro da AF Setúbal; Edinho, ex-jogador de futebol e actual director técnico do Vitória Futebol Clube; Tiago Duque, jogador do mesmo clube; Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora e Henrique Silva, coordenador da formação do CD Cova da Piedade, que proporcionaram momentos muito interessantes contando vários episódios da sua vida desportiva e o papel de cada um no mundo do futebol.

- PUB -

 

 

União de grupo e proximidade com os clubes

 

 

No final, o SETUBALENSE falou com o presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, Henrique Carvalho, que se mostrava satisfeito pela forma como tudo decorreu. “Estou muito contente com a festa, com o aniversário e com o colóquio que correu muito bem, foi uma experiência boa para todos”.

 

Henrique Carvalho, que é ainda jovem e presidente do NAFAS desde o mês de Junho, considera que o exercício de funções está a correr bem mas salienta que “teve de haver uma adaptação porque para além de ser presidente do Núcleo, trabalho numa empresa que é  muito competitiva e sou árbitro num quadro que é também muito competitivo para subir ao nacional. Estou ainda numa fase de adaptação, a minha sorte é que conto com a colaboração do ex-presidente que está muito presente na vida do núcleo e é uma pessoa com quem posso contar”.

 

Sobre os projetos que pretende desenvolver durante o seu mandato frisou que um dos objetivos é “aumentar a união que existe no Núcleo”. Nesse sentido, “queremos criar uma sala de lazer onde vamos ter dardos ou matraquilhos para passarmos mais tempo enquanto sócios e enquanto comunidade. E, depois, outras coisas importantes que já começaram aqui no colóquio, a proximidade com os clubes; como é que os árbitros conseguem ganhar mais conhecimentos daquilo que é ser jogador e daquilo que os treinadores também precisam de fazer em campo e como nós todos conseguimos ganhar com essa experiência”.

Em relação à forte adesão da juventude à arbitragem, Henrique Carvalho é da opinião que “é bom que os números de captação estejam a  aumentar. O grande problema é o número de retenção mas esse é um trabalho que escapa um bocadinho aos núcleos e até à própria associação. É um trabalho que compete mais ao Estado e ao Governo para ver como se pode mudar o paradigma, para que os árbitros deixem de passar por situações infelizes que os façam desistir da arbitragem”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -