28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeInstrumentos musicais inusitados na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro no Seixal

Instrumentos musicais inusitados na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro no Seixal

A mostra designa-se “Do princípio do mundo” e tem inauguração marcada para amanhã às 16h00

- PUB -

O trabalho de criação e edição de objectos artísticos de várias naturezas e linguagens, da autoria de Fernando Mota vai estar patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, amanhã, 4 de Fevereiro. A iniciativa designa-se “Do princípio do mundo” e tem inauguração marcada para as 16h00.

Esta iniciativa vem na sequência da residência artística de Fernando Mota, que decorreu naquela oficina de artes entre Setembro e Novembro de 2022, e vem aprofundar a pesquisa que iniciou em plena pandemia com o filme “7 Poemas para Um Mundo Novo”, apresentado no Moinho de Maré de Corroios e premiado posteriormente com o Prémio Melhor Direcção de Fotografia em Filme de Arte e Ensaio.

Fernando Mota desenvolve e cria instrumentos musicais e objectos sonoros a partir de árvores, rochas e outros elementos da natureza.

- PUB -

O concerto “Do Princípio do Mundo”, dirigido ao público juvenil e adulto, junta instrumentos musicais experimentais, criados a partir de árvores, rochas e outros materiais naturais a um conjunto de pesquisas e técnicas que procuram gerar música e expressão sonora através da manipulação da água, da terra, do vento e de vários elementos e matérias da natureza.

“Cada vez mais, há um carácter espiritual e ritualista no trabalho de Fernando Mota, utilizando os instrumentos e objectos sonoros que constrói enquanto ferramentas para criar espaços de evocação e transcendência”, suscita a autarquia em nota de Imprensa.

Refere ainda que este projecto “inspira-se nos cinco elementos naturais da cultura chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água – bem como nos cinco elementos da cultura ayurvédica indiana: espaço, ar, fogo, água e terra.

- PUB -

Ainda no sábado, pelas 10h30, haverá um passeio sonoro, ou seja, uma caminhada na Quinta da Fidalga, aberta ao público em geral e com a duração de 45 minutos, focada em ouvir o meio ambiente e orientada para a fruição dos sons, independentemente da sua origem ou significado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -