28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeInstrumentos musicais inusitados na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro no Seixal

Instrumentos musicais inusitados na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro no Seixal

A mostra designa-se “Do princípio do mundo” e tem inauguração marcada para amanhã às 16h00

- PUB -

O trabalho de criação e edição de objectos artísticos de várias naturezas e linguagens, da autoria de Fernando Mota vai estar patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, amanhã, 4 de Fevereiro. A iniciativa designa-se “Do princípio do mundo” e tem inauguração marcada para as 16h00.

Esta iniciativa vem na sequência da residência artística de Fernando Mota, que decorreu naquela oficina de artes entre Setembro e Novembro de 2022, e vem aprofundar a pesquisa que iniciou em plena pandemia com o filme “7 Poemas para Um Mundo Novo”, apresentado no Moinho de Maré de Corroios e premiado posteriormente com o Prémio Melhor Direcção de Fotografia em Filme de Arte e Ensaio.

Fernando Mota desenvolve e cria instrumentos musicais e objectos sonoros a partir de árvores, rochas e outros elementos da natureza.

- PUB -

O concerto “Do Princípio do Mundo”, dirigido ao público juvenil e adulto, junta instrumentos musicais experimentais, criados a partir de árvores, rochas e outros materiais naturais a um conjunto de pesquisas e técnicas que procuram gerar música e expressão sonora através da manipulação da água, da terra, do vento e de vários elementos e matérias da natureza.

“Cada vez mais, há um carácter espiritual e ritualista no trabalho de Fernando Mota, utilizando os instrumentos e objectos sonoros que constrói enquanto ferramentas para criar espaços de evocação e transcendência”, suscita a autarquia em nota de Imprensa.

Refere ainda que este projecto “inspira-se nos cinco elementos naturais da cultura chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água – bem como nos cinco elementos da cultura ayurvédica indiana: espaço, ar, fogo, água e terra.

- PUB -

Ainda no sábado, pelas 10h30, haverá um passeio sonoro, ou seja, uma caminhada na Quinta da Fidalga, aberta ao público em geral e com a duração de 45 minutos, focada em ouvir o meio ambiente e orientada para a fruição dos sons, independentemente da sua origem ou significado.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -