27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal mantém tarifas da água e aumenta resíduos urbanos

Seixal mantém tarifas da água e aumenta resíduos urbanos

Autarquia diz que medida permite manter preço da água no concelho como um dos mais baixos da Área Metropolitana de Lisboa

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal vai manter este ano as tarifas relativas ao abastecimento de água e ao saneamento de águas residuais praticadas em 2022, enquanto as dos resíduos sólidos sofrem um aumento.

A decisão foi tomada na reunião de câmara realizada na quarta-feira, com os votos a favor dos cinco vereadores da CDU e do vereador independente (ex-Chega), a abstenção do vereador do PSD e os votos contra dos quatro vereadores do PS.

Na apresentação da medida, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva (CDU), explicou que o município decidiu apenas aplicar a taxa de inflação de 4% prevista no Orçamento do Estado quer para o abastecimento de água, quer para o saneamento de águas residuais.

- PUB -

De acordo com um comunicado da autarquia do distrito de Setúbal, esta medida permite manter o preço da água no concelho do Seixal como um dos mais baixos da Área Metropolitana de Lisboa.

Já no que respeita aos resíduos sólidos urbanos, o município aprovou uma actualização de 5,1% que, segundo o presidente da autarquia, deriva de aumentos “substanciais na deposição dos resíduos sólidos urbanos em aterro”.

“A autarquia tem procurado adoptar uma política de manutenção de preços e tarifas reduzidos, nos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais e resíduos, de modo a contrariar a tendência de empobrecimento da população, valorizando o serviço público e contrapondo o aumento dos preços da gestão privada da Amarsul, que se reflectem na factura dos munícipes”, refere Paulo Silva, citado no comunicado.

- PUB -

O executivo aprovou também o preçário para 2023, com a respectiva actualização de preços, relativo ao usufruto de diversos serviços municipais, assim como a actualização dos valores constantes da tabela de taxas anexa ao Regulamento de Taxas do Município do Seixal, de acordo com a taxa de inflação prevista para este ano.

A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal).

Em Julho de 2015, a empresa foi privatizada e passou a integrar o grupo Mota Engil (que detém 51%), tendo ainda os municípios como accionistas.

A Assembleia Municipal do Seixal rejeitou na semana passada a proposta de orçamento municipal, o que, segundo a autarquia, obriga a uma gestão limitada. A liderança mostrou-se disponível para uma “plataforma de entendimento” que permita a aprovação do documento.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -