4 Maio 2024, Sábado
- PUB -
InícioEmpresasSecil volta a inovar com o lançamento do primeiro betão neutro em...

Secil volta a inovar com o lançamento do primeiro betão neutro em carbono

O Betão Verdi Zero é mais um grande passo da Secil para a construção de um futuro mais verde

 

- PUB -

A Secil lançou no ano de 2022 o Betão Verdi Zero, o primeiro betão neutro em carbono de Portugal, um produto inovador e sustentável que vem ao encontro dos objectivos para atingir a neutralidade carbónica da indústria cimenteira em 2050 e da necessária descarbonização do sector da construção.

Com o lançamento do Betão Verdi Zero, a Secil dá um passo em frente na construção de um futuro mais verde com edifícios e infra-estruturas mais sustentáveis e com menor impacto no meio ambiente. Pode ser utilizado em quaisquer elementos estruturais em obras novas ou reabilitação. É disponibilizado no formato pronto, sendo entregue directamente na obra.

O Betão Verdi Zero é um betão neutro em carbono que promove a economia circular, através da incorporação de resíduos reciclados, o que implica uma menor utilização de matéria-prima virgem. As restantes emissões de CO2 foram compensadas através de um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral® Product. É um produto completamente disruptivo no mercado português, que vem dar resposta às novas exigências do mercado, que procura cada vez mais soluções verdes, em linha com a nova tendência de construção, os green buildings e respectivas certificações ambientais – BREEAM e LEED.

- PUB -

Este produto é uma materialização da visão de sustentabilidade da empresa, que assume o compromisso de compatibilizar o seu desempenho económico com respeito ambiental e cidadania responsável. Reforçando o seu compromisso no combate às alterações climáticas, o Grupo Secil aderiu à Science Based Targets initiative (SBTi), definindo as metas internas de redução de emissões near term (2030), com base em dados científicos e na verificação, por parte desta organização internacional, do cumprimento dos seus objectivos de descarbonização.

A protecção do planeta e das pessoas, conjugada com o respeito ambiental e uma cidadania responsável, são as fundações estratégicas do grupo. A empresa cria valor com sustentabilidade, apostando na inovação tecnológica, promovendo novas soluções que contribuem para uma construção mais eficiente e desenvolvendo produtos que promovem a economia circular. Outro dos objectivos é promover a vitalidade e equilíbrio dos ecossistemas onde se insere e a recuperação paisagística, protegendo a biodiversidade.

Este é um dos diversos projectos de sustentabilidade do Grupo Secil, que tem como objectivo alcançar a neutralidade de carbono em 2050. Para tal, foram seguidas as directrizes estabelecidas para o sector da indústria cimenteira, tendo sido assumido o compromisso de reduzir as emissões de CO₂ associadas à cadeia de valor, desenvolvendo um conjunto de projectos ligados à sustentabilidade que incidem sobre operação, produto e transporte. O Betão Verdi Zero já se encontra em produção e disponível para os clientes da empresa, sendo que, para uma maior cobertura a nível nacional, foram seleccionadas, numa primeira fase, as centrais de betão em Leiria, Gaia, Frielas, Alcochete e Alcácer do Sal, e em breve deverá ser alargado à totalidade das necessidades do mercado.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -