28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoProtocolo assinado para preservar legado de maestro Jorge Peixinho

Protocolo assinado para preservar legado de maestro Jorge Peixinho

A autarquia e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão assinar acordo com vista ao tratamento museológico do espólio municipal

 

- PUB -

Será assinado um protocolo entre o município do Montijo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com vista ao tratamento museológico do espólio municipal do Maestro Jorge Peixinho, revelou a autarquia. Esta decisão foi tomada após ter sido aprovada, por unanimidade, em reunião pública no passado dia 28 de Dezembro.

O maestro Jorge Peixinho (1940-1995) foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, tendo um papel fundamental na actualização do panorama musical do país entre 1961 e meados da década de 80, não apenas da sua actividade criatividade, mas também enquanto divulgador, ensaísta e intérprete, de acordo com a edilidade montijense.

A autarquia aldeana explicou, em comunicado de Imprensa, que o seu arquivo pessoal “traduz-se num legado de enorme complexidade e valor” que importa tratar e divulgar, uma vez que existe um interesse mútuo, tanto da autarquia como da universidade, em estabelecer relações de cooperação, de longo prazo, no campo dos “estudos integrados, inventário, salvaguarda, preservação e divulgação do património histórico-artístico, realização de estágios e trabalhos académicos”.

- PUB -

Os esforços conjuntos das entidades visam a “valorização do acervo patrimonial e artístico municipal do Maestro Jorge Peixinho”, explica o município, garantindo que pretende, simultaneamente, “proporcionar o incremento da conexão do ensino com a prática e a experimentação”.

Este protocolo será válido por o período de um ano, sendo que pode ser renovado automaticamente por igual período, esclareceu a autarquia montijense.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -