29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoProtocolo assinado para preservar legado de maestro Jorge Peixinho

Protocolo assinado para preservar legado de maestro Jorge Peixinho

A autarquia e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão assinar acordo com vista ao tratamento museológico do espólio municipal

 

- PUB -

Será assinado um protocolo entre o município do Montijo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com vista ao tratamento museológico do espólio municipal do Maestro Jorge Peixinho, revelou a autarquia. Esta decisão foi tomada após ter sido aprovada, por unanimidade, em reunião pública no passado dia 28 de Dezembro.

O maestro Jorge Peixinho (1940-1995) foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, tendo um papel fundamental na actualização do panorama musical do país entre 1961 e meados da década de 80, não apenas da sua actividade criatividade, mas também enquanto divulgador, ensaísta e intérprete, de acordo com a edilidade montijense.

A autarquia aldeana explicou, em comunicado de Imprensa, que o seu arquivo pessoal “traduz-se num legado de enorme complexidade e valor” que importa tratar e divulgar, uma vez que existe um interesse mútuo, tanto da autarquia como da universidade, em estabelecer relações de cooperação, de longo prazo, no campo dos “estudos integrados, inventário, salvaguarda, preservação e divulgação do património histórico-artístico, realização de estágios e trabalhos académicos”.

- PUB -

Os esforços conjuntos das entidades visam a “valorização do acervo patrimonial e artístico municipal do Maestro Jorge Peixinho”, explica o município, garantindo que pretende, simultaneamente, “proporcionar o incremento da conexão do ensino com a prática e a experimentação”.

Este protocolo será válido por o período de um ano, sendo que pode ser renovado automaticamente por igual período, esclareceu a autarquia montijense.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -