28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaProjecto-piloto da Moita ao Fundo Ambiental com candidatura aprovada

Projecto-piloto da Moita ao Fundo Ambiental com candidatura aprovada

Esta será a primeira experiência no concelho de recolha selectiva de bio resíduos

 

- PUB -

A candidatura do município da Moita ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RecolhaBio, foi aprovada para o desenvolvimento de um projecto-piloto de recolha selectiva de bio resíduos na Urbanização da Fonte da Prata, em Alhos Vedros.

Segundo a autarquia da Moita, no distrito de Setúbal, esta será a primeira experiência no concelho de recolha selectiva de bio resíduos numa área de edifícios plurifamiliares, “permitindo assim ao município definir a melhor estratégia de alargamento do serviço às restantes áreas do concelho com a mesma tipologia habitacional”.

“Até agora a recolha de bio resíduos tem vindo a ser implementada apenas em zonas de habitações unifamiliares, na freguesia da Moita, e brevemente no Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, prevendo-se igualmente o seu alargamento a zonas periféricas da freguesia de Alhos Vedros”, explica a autarquia em comunicado.

- PUB -

O projecto-piloto, adianta, com início previsto para o segundo trimestre de 2023, vai abranger cerca de 1.000 habitantes da Urbanização da Fonte da Prata (zona compreendida entre a Rua Jorge Peixinho e a Rua Luís de Freitas Branco).

Cada morador vai receber um balde de sete litros para separar os bio resíduos (restos de comida e resíduos de jardinagem) em casa e uma chave digital para aceder ao contentor colectivo onde os irá depositar.

Os contentores colectivos vão ser instalados na via pública, nos pontos habituais de recolha de resíduos.

- PUB -

O projecto inclui também a aquisição de uma viatura eléctrica de recolha de bio resíduos, dotada de um sistema de registo de dados que irão integrar uma plataforma digital de gestão de resíduos.

A autarquia adianta que a iniciativa, com financiamento do Fundo Ambiental e Área Metropolitana de Lisboa, “pretende dar continuidade à melhoria da prestação de serviços na área da gestão de resíduos e tem por objectivos a valorização dos resíduos enquanto recursos, o aumento da deposição selectiva, a diminuição dos resíduos em aterros sanitários, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e a consciencialização dos cidadãos para o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -